Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) completa 117 anos

feedfood

De grande relevância ao desenvolvimento científico e tecnológico da pecuária verde a amarela, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, completa 117 anos nesta sexta-feira (15). A cerimônia de comemoração, que contará com homenagem ao pesquisador Joaquim Carlos Werner, ocorrerá no mesmo dia, às 10h, na Sede do IZ, em Nova Odessa (SP).

Durante a data comemorativa, o Instituto irá inaugurar dois novos espaços que darão suporte ao desenvolvimento de futuras pesquisas: o ‘Laboratório de Aves e Ovos – Aviário Experimental’ e a ‘Casa de Vegetação e Unidade de Apoio’. As estruturas foram modernizadas para ampliar e atender as novas demandas do setor, recebendo investimento total de R$ 168.547,55, provenientes de recursos do Governo do Estado de São Paulo.

No ‘Aviário Experimental’ serão desenvolvidas pesquisas direcionadas a avicultura comercial e conservacionista, complementado as avaliações laboratoriais já executadas no ‘Laboratório de Aves & Ovos’ do IZ (LAAVIZ).

Para o diretor da unidade de pesquisa, José Evandro de Moraes, doutor em epidemiologia, o novo espaço possibilitará simular os sistemas produtivos convencionais com uso de gaiolas e também os sistemas livres de gaiolas, atendendo demandas de avaliações nutricionais, bem-estar animal, manejo e genética. “O aviário ainda poderá realizar pesquisas com outras espécies de aves de interesse comercial e conservacionista”, complementa o profissional.

Ao que diz respeito à ‘Unidade de Apoio’, que envolve o Laboratório de preparo de substrato e insumos, ela terá objetivo dar suporte aos trabalhos desenvolvidos em 400 canteiros de plantas forrageiras provenientes do Banco Ativo de Germoplasma (BAG-IZ) e à casa de vegetação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Pastagens e Alimentação Animal. A nova área, segundo o Instituto, também será utilizada para preparo de mudas e vasos para o desenvolvimento das pesquisas e para as áreas demonstrativas e de exposições.

Como explica a diretora do Centro de Pastagens, Luciana Gerdes, a Unidade atende à demanda científica e tecnológica das várias cadeias de produção do agronegócio, por meio de seu potencial da geração e transferência de conhecimento. “É fundamental a manutenção e adequação das estruturas para pesquisas, possibilitando a continuidade dos trabalhos científicos sempre com excelência na área”, afirma.

Homenagem

Durante a comemoração, o pesquisador científico Joaquim Carlos Werner será homenageado pelas contribuições ao IZ. O profissional ocupou cargos administrativos, como a Chefia da Seção de Nutrição de Plantas Forrageiras e Diretoria da Divisão de Nutrição Animal e Pastagens e foi presidente do Conselho Editorial das revistas institucionais.

Segundo o Instituto, Werner se destacou pela “dedicação, consciência das responsabilidades profissionais, capacidade de trabalho em equipe e, principalmente, pela orientação dos pesquisadores de diversos grupos”.

“Werner é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1961), mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1971) e doutor em Manejo e Fertilidade de Pastagens pela Universidade da Flórida (1979). Exerceu o cargo de Pesquisador Científico de 1962 até 1993, quando se aposentou, porém, ainda voltou contratado durante 1994 a 1997”, destaca o IZ.

O pesquisar recebeu, em 2005, o título de Servidor Emérito do Estado por meio de decreto, por exercer as funções públicas com excepcional zelo e dedicação durante 35 anos que atuou no Instituto. O título possibilitou o prosseguimento dos trabalhos de sua especialidade na Instituição, a qual esteve atrelado às áreas de nutrição mineral de plantas forrageiras, manejo de gramíneas, condução de pastagens, consorciação de leguminosas e gramíneas e recuperação de pastagens degradadas.

Fonte: I.Z, adaptado pela equipe feed&food. 

LEIA TAMBÉM:

MAPA aponta dicas para compra de pescados

Agro brasileiro amplia exportações durante mês de março

13⁰ Simpósio Técnico da ACAV anuncia nova data

Patrocinado
Patrocinado