O 5º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte abre nesta terça-feira (6) a programação do 15º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó (SC). A agenda começa às 8h15 e terá três palestras e uma mesa-redonda sobre integração produtiva, mercado, tecnologia e perspectivas para a atividade.
Às 8h30, Sebastião Brasil Campos Lustosa apresenta alternativas para combinar produção de grãos e carne em uma mesma propriedade. Na sequência, às 9h20, Guilherme Cunha Malafaia, pesquisador da Embrapa Gado de Corte e coordenador do Centro de Inteligência da Carne Bovina (CiCarne), aborda a visão da cadeia para 2040.
Produtividade ganha peso no cenário futuro
O cenário analisado por Malafaia aponta uma pecuária menos dependente da expansão territorial e mais apoiada em produtividade, tecnologia, gestão, rastreabilidade e sanidade.

Segundo dados apresentados pelo pesquisador, a área brasileira de pastagens recuou cerca de 11% nas últimas duas décadas, enquanto a produtividade se aproxima de cinco arrobas por hectare ao ano. Para 2040, o estudo trabalha com produção superior a 13 milhões de toneladas de carne bovina e maior participação de sistemas intensivos.
Para Daniel Augusto Barreta, presidente da Comissão Científica do SBSBL, os temas acompanham mudanças que já chegam às propriedades. “Integração entre agricultura e criação animal, eficiência no uso da terra, tecnologia, gestão e mercado estão cada vez mais conectados”, destaca.
Rebanho leiteiro também entra no debate
Às 10h40, o pesquisador francês Luc Delaby discutirá a produção de carne a partir de rebanhos leiteiros em sistemas a pasto. A manhã termina com mesa-redonda às 11h30.
À tarde, o SBSBL inicia o Painel Sistemas de Produção, com discussões sobre silagem de capim, pastejo e uso de concentrado em vacas leiteiras. O evento segue até 8 de outubro com painéis sobre sanidade, reprodução, qualidade do leite, gestão e nutrição.



Nenhuma discussão ainda. Seja o primeiro a comentar.