A produção de leite no Brasil emite menos da metade do carbono registrado na média mundial, segundo estudo inédito conduzido pela Cargill, em parceria com a Universidade de São Paulo e a Embrapa Gado de Leite.
Intitulada “Benchmarking da Pegada de Carbono”, a pesquisa aponta que a produção nacional emite, em média, 1,19 kg de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) por quilo de leite produzido considerando o leite corrigido para os teores de gordura e proteína, metodologia adotada internacionalmente para comparações entre sistemas produtivos. A média global estimada é de 2,5 kg de CO2eq por quilo.
O levantamento utilizou a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), que mede os impactos ambientais do sistema produtivo do berço ao portão da fazenda. Foram analisados três sistemas de produção em quatro biomas brasileiros.
Base de dados ampla
O estudo é um dos mais abrangentes já realizados no setor lácteo nacional. Ao todo, foram avaliados 24.349 animais distribuídos em 28 propriedades de sete estados, com produção anual de 162.102.481 litros de leite. A dimensão da amostra permitiu estabelecer parâmetros técnicos comparáveis entre diferentes regiões e modelos produtivos.
Leia a matéria completa na edição 228 da revista Feed&Food

LEIA TAMBÉM
Investigação aponta falhas em bem-estar animal na cadeia de ovos ligada ao Assaí Atacadista
Fórum em São Paulo discute bem-estar animal como estratégia de valor para empresas
PIB do agronegócio cresce 12,2% em 2025 e atinge R$ 3,2 trilhões, apontam CNA e Cepea





