in

Dia do Milho: entenda os benefícios do grão

Predilecta destaca que cereal é um poderoso aliado no fortalecimento do sistema imunológico

O milho é um dos alimentos mais conhecidos ao redor do mundo. Ele está presente em diversas culturas, nas mais diferenciadas receitas e aqui no Brasil não podia ser diferente. Por essas e outras, o cereal recebeu uma data para ser celebrado, comemorado no dia 24 de maio, o Dia Nacional do Milho.

Mas além da sua versatilidade em agradar o paladar de todos, o alimento é extremamente nutritivo e traz diversos benefícios à saúde. Segundo a nutricionista da Predilecta Alimentos, Bianca Naves, o cereal é fonte de vitaminas fundamentais para o funcionamento adequado no nosso organismo e do sistema natural de defesa, a imunidade.

“O milho possui vitaminas do complexo B (B1, B3 e 6), essenciais para o sistema nervoso e geração de energia, vitamina A, que atua na manutenção da visão e possui ação oxidante, e a vitamina E, que age na proteção, integridade e estabilidade das células”, exemplifica a nutricionista da Predilecta.

De acordo com ela, além desses benefícios já citados, todas essas vitaminas contribuem para a multiplicação e ação das células que atuam no mecanismo de defesa do corpo, ou seja, no sistema imunológico, tornando o organismo mais forte.

Outros dois nutrientes que merecem ser mencionados são os antioxidantes e as fibras presentes no milho. Segundo Bianca, o primeiro ajuda na prevenção de diversas doenças crônica, como as cardiovasculares, a diabete e a obesidade. “Isso ocorre porque os antioxidantes auxiliam na diminuição do estresse oxidativo, um processo que causa prejuízos ao bom funcionamento das céluas do organismo em geral”, ressalta.

Quanto as fibras, elas atuam na melhora do colesterol, na saúde do cólon, no funcionamento intestinal e na microbiota intestinal, que são microrganismos que vivem no intestino e desempenhas funções importantes. “Vale ressaltar que a fibra tem papel relevante no processo de emagrecimento também, por promover a saciedade”.

Como incluir o milho no cardápio?

Além dos diversos benefícios que o milho oferece, Bianca também chama atenção para as diversas formas que ele pode ser saboreado. “O cereal combina com vários pratos, pode ser consumido de forma natural, cozido, assada, grelhado, desde preparações mais simples, como sanduíches, até receitas mais elaboradas, como o fricassê”, elenca a nutricionista.

A profissional afirma ainda que a ingestão do cereal, combinado a uma dieta rica em fibras e antioxidantes, está ligada a uma menor concentração de colesterol, pressão arterial e inflamação, além de contribuir para a função vascular e regular o sistema imunológico.

“Quando falamos de alimentação saudável é melhor optar por alimentos em sua forma bruta, como a espiga do milho em si”, ressalta Bianca, “mas o alimento em conserva pode ser facilmente incluído na rotina alimentar saudável”. Uma dica dela é tirar o excesso de salmoura na qual o alimento é inserido e lavá-lo em água corrente antes de ser consumido.

Fonte: A.I.

LEIA TAMBÉM:

Contínua valorização do milho afeta pecuaristas

Ourofino abre inscrições para programa de estágio

SP realiza Fórum sobre retirada da vacinação contra Febre Aftosa

SIILHalal comemora 12 anos de certificação no Brasil

Agronegócio necessita de postura mais profissionalizante e menos paternalista