O mês de maio de 2024 marcou um recorde histórico para o agronegócio brasileiro, ao registrar um número inédito de aberturas de novos mercados. A conquista evidencia a crescente competitividade e qualidade dos produtos brasileiros, refletindo a eficácia das políticas de promoção comercial e negociação internacional.
Para o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, a abertura de novos mercados é um testemunho da competitividade e da confiabilidade do setor produtivo brasileiro, reconhecido em mais de 200 países e territórios: “Esse resultado é fruto do trabalho conjunto de muitos”, afirmou.
Já de acordo com o balanço da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), nos últimos 31 dias foram registradas a abertura de 15 novos mercados em dez países diferentes.
O desempenho supera o recorde anterior de maio de 2020, mês que teve oito aberturas de mercados em cinco países. Por outro lado, ainda no mesmo período no último ano, foram contabilizadas sete novas aberturas em sete nações diferentes, contribuindo para a marca histórica de 78 novos mercados em 39 países ao longo de 2023.
Maio também se destacou como o melhor mês do ano, superando março, que registrou a abertura de dez novos mercados, janeiro com nove, fevereiro com sete e abril com cinco.
Contudo, no acumulado do ano, foram abertos 46 novos mercados em 27 países, com destaque para a exportação de pescados para África do Sul, Austrália e Índia; carne de aves para El Salvador e Lesoto; carne suína para o Butão; e café verde para Zâmbia, entre outros.
As aberturas de 2024 já contemplam todos os seguintes continentes: África (cinco) – África do Sul, Botsuana, Egito, Lesoto e Zâmbia; Ásia (12) – Arábia Saudita, Armênia, Butão, Cazaquistão, Coréia do Sul, Filipinas, Índia, Omã, Paquistão, Quirguistão, Singapura e Turquia; Europa (três) – Grã-Bretanha, Belarus e Rússia; Oceania (um) – Austrália; e Américas (seis) – Canadá, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, México e Peru.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Estudo destaca crescimento de granjas tecnificadas de suínos no Brasil
Congresso das Mulheres vai reforçar potencial feminino em 2024