in

Brasil iniciará exportação de animais Brahman ao Camboja

Ao todo, foram adquiridos 22 touros de central e doadoras pela empresa i7 Ranch

noticias 1406498239

Selecionados por criatórios nacionais, animais da raça Brahman serão exportados ao Camboja, no sudeste da Ásia. Ao todo, foram adquiridos 22 touros de central e doadoras pela empresa i7 Ranch, com sede na capital Phnom Penh e que atua na criação e comercialização de Brahman e Nelore.

A iniciativa, primeira importação de Brahman brasileiro pelo criatório que, até então, tinha como base de seu plantel o Brahman americano e australiano, se deve – em sua maioria – ao 7º Leilão Primavera Casa Branca, ocorrido em setembro de 2021. São 15 fêmeas e machos da Casa Branca Agropastoril, localizada em Silvianópolis/MG, e um touro do Brahman Catedral, em Natércia/MG.

Para o envio, ainda estão sendo coletadas 30 mil doses de sêmen de cinco touros Brahman. “Serão exportados animais consagrados no Brasil e de criatórios tradicionais, sendo que muitos exemplares foram premiados em exposições. Teremos a oportunidade de mostrar a qualidade do gado brasileiro e como nossa genética pode contribuir para o avanço da pecuária cambojana”, destaca o diretor da Pinheiro Machado Livestock, Antônio Carlos Pinheiro Machado Júnior.

No momento, os espécimes já estão em pré-quarentenário na fazenda experimental da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba/MG, onde permanecerão até o período de quarentenário exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, que antecederá o embarque, previsto para o segundo semestre de 2022.

O presidente da Associação dos Criadores de Brahman (ACBB), Paulo Sérgio Scatolin, pontua que a abertura do comércio com o Camboja comprova o crescimento da demanda pelo Brahman brasileiro.

“Os criadores brasileiros têm se empenhado em selecionar animais precoces, dóceis, rústicos, de excelente carcaça, mas conservando o padrão racial, o que tem atraído compradores de diversos países”, assegura Scatolin.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Tereza Cristina vai ao Canadá em busca de novas oportunidades

Preço do milho sobe quase 18% após conflito europeu

Debate sobre legislação encerra XIX Congresso de ovos

suinos

Produtor deve estar atento ao diagnóstico de Anemia Suína

milho-safra

Preço do milho fecha mês de março em queda