Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Brasil conquista 18 mercados nos primeiros meses de 2023

Cenário reforça o reconhecimento dos players internacionais pela qualidade brasileira
feedfood
Foto: reprodução

Em expansão mercadológica, o agronegócio brasileiro conquistou 18 mercados nos primeiros meses de 2023. Só as Américas contabilizam 10 deles.

Como detalha o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), “os registros de aberturas para produtos do setor agropecuário de janeiro até primeira semana de maio deste ano reforçam o reconhecimento dos players internacionais pela qualidade e elevados controles sanitários e fitossanitários estabelecidos pelos exportadores brasileiros”.

Entre os mais diferentes países que abriram mercados para os produtos brasileiros, sendo um dos mais recentes a Argentina, as Américas somam 10 novas oportunidades de comércio para o setor produtivo.

Para o secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Roberto Perosa, a retomada da boa relação com o bloco do Mercosul, como “essa nova abertura de mercado na Argentina, mostra todo o esforço do governo brasileiro, especialmente do MAPA, em restabelecer o bom relacionamento com os nossos países vizinhos”. “A abertura frequente de mercados tem acontecido e mostra o total foco em retomar as boas relações comerciais e fraternais do Brasil com os demais países”, afirma o profissional.

México cada vez mais próximo

Ao se aproximar do mercado mexicano, a expectativa é que com a abertura para as carnes bovinas e suínas brasileiras ao país gere um aumento de US$ 200 milhões nas exportações. O país latino-americano é o terceiro maior importador mundial da proteína animal, atrás somente de China e Japão.

“Há 20 anos o Brasil sonhava em abrir o mercado de carne bovina para o México. No caso da carne suína, o mercado do México corresponde a mais de 1 milhão de toneladas. Também tivemos ampliações para a China e estamos trabalhando muito forte para abrir mercados na União Europeia”, comemora o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Segundo dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, o Brasil registrou recorde nas exportações do agronegócio no primeiro trimestre deste ano, com US$ 35,95 bilhões. O setor representou, neste período, 47,2% das exportações totais brasileiras.

MAPA: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/brasil-ja-conquistou-18-mercados-nos-primeiros-meses-de-2023

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Seta destaca versatilidade de polifenóis na nutrição animal

Calendário sanitário marca mês de maio na bovinocultura

Carlos Fávaro fala sobre fortalecer o agro brasileiro

Patrocinado
Patrocinado