Com o início da SuperAção Agro Rio Grande do Sul, voltada para a reconstrução e recuperação do agronegócio no estado, um novo capítulo deve ser iniciado na história do setor após as enchentes que afetaram a região.
A iniciativa em conjunto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a fim de traçar um diagnóstico da situação, realizou uma série de visitas aos produtores e às áreas atingidas na última quinta-feira (28).
“Vamos realizar um diagnóstico para termos um panorama completo da situação. As enchentes causaram impactos que variam de produtor para produtor, mas muitos perderam tudo, casa, produção”, pontuou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, sobre o cenário atual.
Ao lado de Daniel, durante as visitas estiveram o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, o diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Eduardo Gomes, o superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorellli, e assessores técnicos da instituição.
Para identificar as principais localidades atingidas, a comitiva foi dividida em grupos para ir à zona rural de diferentes municípios do estado. No primeiro dia, os representantes estiveram em São Jerônimo, Santa Cruz do Sul e Rio Pardinho.
As equipes do Senar devem auxiliar os produtores com todas as necessidades produtivas, como, por exemplo, inventário das perdas, manutenção de maquinários, Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), e outras.
O prejuízo da produção agropecuária estimado pela Farsul na região até o momento chegou a R$3 bilhões. Contudo, o Senar irá disponibilizar R$100 milhões nas ações que incluem o envio de 300 profissionais, entre técnicos e instrutores de vários estados, para reforçar a equipe que já está no Rio Grande do Sul.
Fonte: CNA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Rio Grande do Sul recebe doação de dois milhões de quilos de carne
Especialistas debatem os avanços e os desafios na indústria leiteira
Mês de abril registra leve alta nos custos de produção de frangos e suínos