in

ABPA passa a ser presidida por Ricardo Santin

Após 12 anos à frente da entidade, Francisco Turra deixará o cargo em abril

Após 12 anos à frente da entidade, Francisco Turra deixará o cargo em abril

Por meio de uma votação unânime, Ricardo Santin foi eleito entre 25 candidatos o novo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O atual vice-presidente e diretor de mercados assumirá a gestão da entidade a partir de abril de 2020. A votação ocorreu na noite da última quarta-feira (04).

O atual presidente da ABPA, Francisco Turra, deixará o cargo após 12 anos à frente da associação.  “Por conhecer tão profundamente sua competência e capacidade técnica, tenho grande confiança no excelente desempenho da gestão de Santin, nesta nova fase da ABPA” destaca Turra.

A decisão foi tomada pelo Conselho Diretivo após um extenso processo seletivo que avaliou grandes nomes do agronegócio empresarial brasileiro. “Santin acumulou grande experiência como articulador político e institucional do setor produtivo, seja internamente ou nas incontáveis missões internacionais. Ele tem a capacidade técnica e de gestão necessárias para atuar como fio condutor da cadeia produtiva nacional”, analisa o presidente do Conselho Diretivo, Leomar Somensi.

Saiba mais sobre Ricardo Santin. Advogado de formação e mestre em Ciências Políticas, Santin tem uma extensa carreira voltada para o agronegócio nacional.  Foi presidente do Conselho da Ceagesp, e atuou no Banco Nacional de Desenvolvimento Regional (BRDE), na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Seu ingresso na avicultura aconteceu em 2007, como assessor especial da Associação Brasileira dos Exportadores de Carne de Frango (ABEF). Foi um dos articuladores para a criação da Ubabef (unindo exportadores e produtores de aves) e da ABPA, com a unificação da avicultura e da suinocultura do País em uma única entidade.

Além dos cargos na ABPA, Santin também é presidente do Conselho do Instituto Ovos Brasil e vice-presidente do Conselho Mundial da Avicultura (IPC, sigla em inglês).

Santin também é membro do Conselho Empresarial do Brics (Cebrics), da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Cebeu), da Sessão Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão, do Conselho Empresarial Brasil-México e do Conselho de Integração Internacional da CNI.

Fonte: ABPA, adaptado pela equipe feed&food.

Projeto promove produtos nacionais durante a IPPE

MAPA promove debate sobre produção sustentável