Wellington Torres, de Sorocaba
wellington@ciasullieditores.com.br
Em nossos dias atuais, a produção de alimento de forma sustentável não pode ser vista apenas como um diferencial, mas sim parte de todo o processo natural para a entrega de produtos, das fazendas às gondolas. É com essa visão que a revista feed&food realizará o Simpósio feed&food: ‘Mercado de Carbono Global – Os Desafios De Uma Produção Animal Sustentável’.
A iniciativa, com data marcada para o dia 10 de agosto, durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), no Centro de Convenções, em Anhembi (SP), contará com apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Segundo o presidente da ABPA, Ricardo Santin, o Simpósio é um dos grandes momentos da sustentabilidade no SIAVS. “A temática não poderia ser mais relevante, dentro do próprio contexto do evento. As perspectivas e os próximos passos para uma produção global sustentável são o grande ponto de reflexão desta edição”, destaca, ao frisar que, como maior exportador mundial de carne de frango e quarto de carne suína, o Brasil tem uma grande responsabilidade.
Para Santin, refletir sobre os desafios de uma produção como a brasileira, “que respeita o meio ambiente e se compromete com a redução das emissões”, é fundamental neste momento. “ “A seriedade com que a feed&food trata a temática está refletida no propósito do evento. Abordar o mercado de carbono, entrelaçado com a produção de alimentos, é uma pauta que vem prosperando no setor, e o evento reforça a tendência ao trazer este tema ao debate”, afirma.
Ao destacar a edição de retomada – após dois anos de distanciamento social – o presidente da Associação espera que importantes insights sejam construídos e disseminados, reforçando a temática que é parte da posição do Brasil como produtor de alimentos.
De acordo com ele, entender e ampliar os debates em torno do mercado de carbono e avançar sobre o papel do País neste contexto é primordial. “Vejo que ações como esta, liderada pela feed&food, contribuem para que o Brasil reforce seu papel como produtor sustentável de alimentos”, afirma, ao realizar um convite para o Simpósio: “grandes nomes e profissionais de toda a cadeia produtiva debaterão caminhos para a ampliação da posição brasileira como produtor sustentável de alimentos. Faça parte.”
Em questão de sustentabilidade, a ABPA mantém uma série de iniciativas contempladas no Programa ABPA de Incentivo às Práticas Sustentáveis, por meio de cursos, manuais e outros formatos pedagógicos, que incentiva boas práticas econômicas, sociais e ambientais com relação ao uso de energia e fontes renováveis, preservação da água, transparência setorial, entre outros