Nesta segunda-feira (21), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) assinam um novo convênio do Brazilian Cattle, projeto setorial que tem como objetivo promover a pecuária brasileira no comércio internacional.
A parceria visa consolidar o posicionamento de referência do País, conquistando novos mercados e articulando oportunidades comerciais para o zebu brasileiro e toda sua cadeia produtiva. A cerimônia de assinatura vai ocorrer durante a abertura da 16ª ExpoGenética, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).
Desde 2003, a ApexBrasil e a ABCZ atuam conjuntamente no projeto setorial Brazilian Cattle para promover a pecuária brasileira internacionalmente, abrindo novos mercados para a exportação e promovendo oportunidades comerciais para os criadores de zebu brasileiro e toda sua cadeia produtiva.
As iniciativas do projeto incluem estudos de prospecção de mercado, acordos de cooperação em nível internacional, missões prospectivas, ações virtuais, rodadas de negócios e eventos que gerem resultados positivos para o setor. Até o momento, nove convênios já foram firmados entre as partes.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destaca que, juntas, as instituições ajudam a ditar rumos, estratégias e soluções para toda a cadeia produtiva da pecuária se fortalecer ainda mais no mercado internacional. “Com esse novo convênio, serão mais dois anos de uma parceria que há 20 anos vem consolidando o Brasil como referência mundial no setor”, afirma Viana.
E o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, complementa dizendo que o projeto setorial contribui ativamente para uma pecuária brasileira cada vez mais moderna e produtiva, gerando oportunidades para todo o setor: “O Brasil possui o maior rebanho comercial bovino do mundo, com cerca de 220 milhões de animais, dos quais cerca de 80% são de raças zebuínas ou têm algum sangue zebuíno. Seguiremos investindo fortemente em inovações na área de melhoramento genético, qualificação da equipe técnica e dos colaboradores e na abertura de novos mercados junto com a ApexBrasil”, conclui Cid.
Resultados
No último ciclo do Brazilian Cattle, de 2020 a 2022, mais de 348 milhões de dólares foram alcançados com a exportação de 69 produtos. Em 2022, o projeto registrou 60 empresas apoiadas que registraram um aumento de 32,1% em suas vendas para o exterior. Já o crescimento total das exportações do setor foi de 3,1%.
Para essa nova etapa do projeto setorial, R$2,86 milhões serão alocados pela ApexBrasil, o que corresponde a 60% do investimento total do projeto. Com isso, a Agência reforça seu compromisso de fortalecer o posicionamento do Brasil como parceiro global de negócios, divulgar as oportunidades comerciais no país e no exterior, bem como inserir e ampliar a presença de empresas brasileiras no mercado internacional.
Fonte: ApexBrasil, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Pecuária brasileira enfrenta momento ímpar
Pesquisa visa traçar perfil feminino no agronegócio brasileiro
Fast-food sustentável: Mantiqueira e Arcos Dorados retomam parceria