INOVAÇÃO COMO MOTOR DOS NEGÓCIOS
Chegamos na metade de 2024. E no decorrer desses seis meses, o agro já vivenciou diversos acontecimentos. Em fevereiro deste ano, quando conversamos com especialistas do setor, as prospecções apontavam para um 2024 positivo – nas diversas cadeias produtivas.
E ao longo deste período, pudemos acompanhar de perto a movimentação da atividade para ser mais competitiva e sustentável. Dentro dos eventos, esses assuntos foram um dos temas centrais, sem contar as novidades anunciadas – e as que ainda estão no forno. O agro está a todo vapor.
A soma dessas expertises está elevando o patamar das produções em solo nacional, e os efeitos são visualizados no campo: mais tecnologia, inovação e qualidade dos produtos. O que estamos assistindo é uma verdadeira revolução no campo, muito puxada pela indústria 4.0.
Pela importância deste tema no dia a dia das produções, estamos inaugurando este mês a coluna Agro Inovação, encabeçada pelo consultor de Inovação e diretor Executivo na Piva International, Murilo Piva. O propósito deste espaço mensal será comunicar e aproximar as tecnologias emergentes de sua aplicação no campo.
E, ao longo da edição, você verá muitos conteúdos que mergulham nesta temática. Fundador da consultoria Agrobenchmark, Cláudio Kapp Junior participou da editoria leite e destacou os rumos que a inteligência artificial (IA) está tomando na atividade. Segundo ele, a IA tem emergido como uma ferramenta poderosa, oferecendo oportunidades para otimizar processos e aumentar a eficiência.
Na suinocultura não é diferente. Pela lente da reprodução, genética e nutrição animal, especialistas do setor compartilharam os principais movimentos na atividade em direção ao futuro. Neste ambiente inovador, a tecnologia desempenha papel crucial em todas as etapas da cadeia produtiva.
E de inovação e processos, a Sulmix, empresa de capa deste mês, entende muito bem. Fomos até Restinga Sêca (RS) para conhecer as estruturas e a dedicação da família Fraga no mercado de nutrição animal. Este ano, a companhia completou 20 anos e o objetivo é entregar cada vez mais inovação e sustentabilidade à indústria.
Os investimentos no setor não param. E o Brasil e o mundo ganham com esses esforços: na mesa, mais alimentos seguros e de qualidade, e nos negócios, mais oportunidades e geração de empregos.
Boa leitura!