O Brasil manteve a liderança da produção de ração na América Latina com 80 milhões de toneladas produzidas e crescimento de 2,1% em 2021. Com o País em 3º lugar no ranking mundial, os números mostram que o segmento local vem crescendo e se mantendo consistente. Estes dados fazem parte do relatório “Perspectivas do Setor Agroalimentar da Alltech para 2022” que destacou também uma alta de 2,3% em nível global.
Segundo o relatório, todas as espécies apresentaram um significativo aumento na produção em 2021. Na bovinocultura de corte houve crescimento de 4,6%, considerando o bom desempenho da exportação de carne vermelha. Já no setor de frangos de corte, a alta foi de 1,2%, com 34,6 milhões de toneladas de ração produzidas. Grandes saltos foram vistos também nos segmentos de aquicultura (5,8%) e Petfood (4,5%).
Estes e outros dados serão levados ao 34º Show Rural Coopavel. Na ocasião, o diretor comercial da Alltech, Clodys Menacho, falará sobre tendências para o setor, entre elas: a adoção de práticas para reduzir os custos de produção. “A alta do preço da matéria-prima devido à quebra de safra pode ser minimizada com a adoção de tecnologias que reduzam este impacto no bolso do produtor rural. Verificamos que algumas destas inovações, que serão apresentadas durante o evento, contribuíram decisivamente para o crescimento da produção de rações em 2021”, ressalta Menacho.
Outros insights sobre a 11ª Pesquisa Global de Produção de Ração da Alltech, que coletou dados em cerca de 28 mil fábricas em mais de 140 países, serão apresentados nos dias 8 e 9 de fevereiro no Show Rural Coopavel 2022, em Cascavel (PR). O espaço da Alltech estará localizado no Pavilhão 4, estandes 545 e 546, até o dia 11 de fevereiro trazendo soluções tecnológicas para agricultura e suplementação alimentar animal.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
Suinocultura deve encerrar ano com bons números
Avicultura se mostra robusta em produção, exportação e consumo