Os consultores Adriano Pascoa e Victor Lima, cruzaram o oceano Atlântico para dar um upgrade no seu portfólio de treinamentos e capacitações. Os sócios da BEA Consultoria e Treinamento, iniciaram no mês de setembro e seguirão até final de novembro participando de capacitações na Europa voltadas para o bem-estar animal nas cadeias avícola, suinícola e bovina, para corte e leite.
Durante cerca de 40 dias, os consultores atualizarão seus conhecimentos por meio de cinco cursos práticos e teóricos para a obtenção, inédita no Brasil, da certificação Welfair, concedida pelo Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (IRTA), que atesta o trabalho de bem-estar animal realizado por várias organizações no mundo.
A estadia na Europa começou no dia 29 de setembro, nas cidades de Constância e Tomar, em Portugal, com participação de Pascoa no curso de auditor de bem-estar em bovinos de corte, ofertado pela empresa FarmIN. Já Lima, no dia 04 de outubro, chegou no vilarejo de Monells, província espanhola de Girona, e iniciou uma série de estudos para capacitação na certificação Welfair para os protocolos de suínos (matrizes e terminação) realizado pelo IRTA.
Na sequência da viagem, ainda em Monells, ambos participarão de treinamentos do IRTA. Lima estará no curso de capacitação nos protocolos de produção e abate de frangos, enquanto Pascoa será um dos alunos da capacitação nos protocolos do bem-estar de gado leiteiro.
“O mercado consumidor está a cada dia mais exigente e os critérios que têm crescido bastante nesses anos são justamente aqueles relacionados ao bem-estar dos animais. Nesse sentido viemos buscar na Europa um selo que pudesse se adaptar à nossa realidade no Brasil, mas sem perder o compromisso com a qualidade de vida dos animais”, detalha Pascoa.
“A certificação Welfair utiliza o protocolo Welfare Quality que são protocolos práticos que evoluíram baseados na ciência do bem-estar animal e nas cinco liberdades. São utilizados quatro princípios e 12 critérios que permitem avaliar o bem-estar em todos os sistemas de produção animal inclusive nos frigoríficos”, ressalta.
Certificação Welfair: como funciona?
O Welfair é o único certificado independente aprovado pelo Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (IRTA) em colaboração com o Instituto Basco de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola (NEIKER), além de ser, segundo pesquisa realizada na Europa, o selo de bem-estar animal mais confiável entre os consumidores. Baseada nas referências europeias, essa certificação avalia e monitora o bem-estar animal nos sistemas de produção e frigoríficos de bovinos, suínos e ovinos, bem como de galinhas poedeiras, frangos, coelhos e perus.
Criada em 2018, a certificação é fruto de 15 anos de pesquisa e do trabalho de mais de 400 cientistas de todo mundo. Pela primeira vez, essa avaliação está diretamente ligada à observação dos animais, seu progresso e comportamento, além de permitir que produtores e gerentes de frigoríficos conheçam os status de bem-estar animal de suas instalações.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food.
LEIA TAMBÉM:
Ministro Marcos Montes reforça o poder do agro brasileiro