AVICULTURA

Conteúdo

Preços dos ovos apresentam patamar recorde

feedfood
crescimento de exportação de ovos

Em contínua elevação, os preços dos ovos em patamar recorde favorecem poder de compra dos avicultores, como destaca recente levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ESALQ – USP. O material foi publicado nesta segunda-feira (22).

Segundo o Cepea, os preços dos ovos têm subido com força em agosto, atingindo patamares recordes em praticamente todas as regiões acompanhadas. No entanto, para os principais insumos consumidos na atividade, milho e farelo de soja, o cenário é de valorização menos intensa – no caso do cereal – e até mesmo de queda, verificada no mercado de farelo, o que potencializa o poder de compra do avicultor de postura.

“No mercado de ovos, a menor oferta atrelada às temperaturas mais amenas – que prolongam o tempo de armazenamento do produto – e à demanda aquecida, especialmente no início do mês, elevaram significativamente as cotações”, explica o Centro de Estudos.

De acordo com a Equipe Grãos/Cepea, o preço do farelo de soja negociado na região de Campinas (SP) registra queda nesta parcial de agosto frente à média de julho, e para o milho, a média do Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas) está praticamente estável (+0,2%) frente à de julho.

“Dessa forma, na média parcial de agosto (até o dia 18), o avicultor de Bastos (SP) consegue adquirir 110,23 quilos de milho ou 57,94 quilos de farelo de soja com a venda de uma caixa com 30 dúzias de ovos brancos tipo extra, quantidades 4,3% e 5,1% superiores às registradas em julho”, detalha o Cepea.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe Feed&Food. 

LEIA TAMBÉM:

Por ‘Net Zero até 2040’, JBS receberá Troféu Curuca

Embarques de carne de frango apresentam alta de 6%

Grupo Mantiqueira receberá Troféu Curuca de sustentabilidade