Há mais de 10 anos focada em pesquisas na área animal na Embrapa Cerrados, Giovana Maciel recebeu comenda Mérito ABCZ Mulher, concedida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. A entrega do troféu e do certificado ocorreu durante a 16ª ExpoGenética, em Uberaba (MG).
“Não esperava”, confessa Maciel: “Nós temos o projeto IntegraZebu, um trabalho bem bonito, com pequenos produtores, que busca manter essas pessoas com conforto, com aumento de renda em suas propriedades. Esse foi um dos trabalhos reconhecidos. Os bons resultados estão aparecendo”.
No IntegraZebu, o objetivo é estimular a recuperação ou a renovação de pastagens degradadas, com utilização da Integração Lavoura-Pecuária (ILP), e a adequação do manejo das pastagens de pequenos e médios produtores. O projeto conta com a parceria da ABCZ e de outras empresas da iniciativa privada. A pesquisadora conta os resultados já alcançados: “Até agora, foram estabelecidas 72 unidades demonstrativas em Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. O impacto no aumento, principalmente, da produção de leite desses produtores foi muito alto, superando 100% em alguns casos”.
Sobre a comenda, vale ressaltar que ela não se limita às profissionais do setor pecuário. Outras seis foram reconhecidas na manhã do dia 24: Cláudia Monteiro, com a divulgação do trabalho dos pecuaristas do Brasil e da América do Sul; Maria do Carmo Dias, por seu trabalho voluntário com a comunidade rural em Minas Gerais; Milena Corrêa, por seu trabalho com a raça Sandi; Sônia Rezende, com sua contribuição na seleção de Nelore GP e na difusão da linha Lemgruber; Tatiana Tetzner, médica veterinária com ampla experiência com raças bovinas; Valéria Guimarães, com o projeto “Mais carne, mais rápido e de melhor qualidade” em sua propriedade em Mimoso (GO).
Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
SC reforça controle de javalis para proteger produção