Patrocinado
AQUICULTURA

Conteúdo

Mulheres transformam couro de tilápia em roupas e acessórios

Ao driblar desperdício em fileteria, nasceu um negócio com produtos exclusivos
feedfood

Trabalhando com criação e fileteria de tilápias, Katia Mastroto tinha o sonho de transformar  a pele de tilápia em couro, pois muitos quilos de pele eram jogados no lixo. “Em uma conversa com um grupo de mulheres compartilhei esse sonho e resolvemos iniciar nossas pesquisas para fazer o curtimento. Nascendo assim a tão sonhada e idealizada MFCouros”, conta. 

No ano de 2021 fizeram o curso de transformação de pele de peixe em couro, foi entao que viram nosso sonho se tornar realidade “Tivemos vários intemperes principalmente com pandemia que nos limitou muito, porém, não paramos com nosso objetivo e no final de 2022 a zootecnista Rosemeire após muitos estudos desenvolveu uma nova técnica de curtimento e em abril de 2023 iniciamos nosso curtimento artesanal” revela.

A empresa, do interior de São Paulo, hoje trabalha com couro de tilápia e produtos exclusivos – e vai mostrar os produtos durante a Fish Expo 2023, em Foz do Iguaçu, entre os dias 19 e 21 de setembro. 

“Somos um grupo formado por quatro mulheres e um homem, todos apaixonados pelo curtimento de pele de peixes”, diz e acrescenta: “Nossa ideia inicial era formarmos uma associação apenas de mulheres, porém com o passar do tempo encontramos um homem que se propôs a nos ajudar e trabalhar com muita dedicação, e mesmo nosso nome sendo mulheres à frente aceitamos esse parceiro”.

Grupo transforma couro de tilápia em itens de moda como cintos, botas, vestuário, bolsas e outros (Foto: divulgação)

A empresa iniciou junto uma ação social criando parceria com vários artesãos que desenvolvem peças como cintos, botas, vestuário, bolsas, calçados, biojóias, carteiras, porta cartões, porta chaves entre outros.

“Cada um com sua característica, levando conosco esses artesãos,gerando emprego e renda para os mesmos. Recentemente tivemos a oportunidade incrível de implantar um trabalho social junto ao centro de referência ao idoso de presidente prudente, levando alegria e estimulando nossos idosos”, finaliza.

Fonte: AI, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Produtores jovens são mais inadimplentes, revela Serasa

Frango: exportações do ano já superam mesmo período de 2022

Brasil vai à Malásia expor alimentos em feira especializada