in

Método auxilia no monitoramento de rebanho leiteiro

Desenvolvido pela Embrapa, iECC visa facilitar tomadas de decisões no campo

A fim de auxiliar produtores de leite, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolve método que permite realizar rápido diagnóstico da propriedade, gerando informações valiosas sobre o rebanho.

O índice de Escore de Condição Corporal (iECC), como explica a Embrapa, visa facilitar tomadas de decisões na busca pelo máximo potencial produtivo e pode ser aplicado em qualquer propriedade de leite, seja ela pequena, média ou grande.

“Esse índice pode ser obtido por técnicos e produtores rurais de maneira gratuita e prática. Está disponível no aplicativo +Leite, desenvolvido pela Embrapa Rondônia e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e acessível para dispositivos com sistema Android”, destaca a Empresa.

A ferramenta também pode ser obtida em uma planilha Excel automatizada, desenvolvida pela Embrapa e que pode ser baixada gratuitamente. “Em ambos os meios, basta inserir os dados de escore de condição corporal (ECC) de cada vaca e a data do parto. Com isso, automaticamente é gerado o iECC do rebanho de acordo com a fase de lactação”, pontua.

 No caso da planilha, a mesma é recomendada para o usuário que não tenha acesso ao aplicativo, ou que tenha rebanho grande e utilize programas digitais de gestão, facilitando a inserção dos dados e a obtenção do iECC dos animais.

Para o pesquisador da Embrapa, responsável pela criação do índice, Luiz Pfeifer, é de fundamental importância que o produtor use as informações do escore de condição corporal do rebanho em todas as fases de produção do animal e de maneira sistemática na propriedade. “Isso pode levar o produtor a obter o máximo potencial produtivo de seu rebanho”, afirma.

Saiba mais no site oficial da Embrapa. Clique aqui.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Tereza Cristina vai ao Canadá em busca de novas oportunidades

Preço do milho sobe quase 18% após conflito europeu

Debate sobre legislação encerra XIX Congresso de ovos

agtech agrobusiness

Agropecuária se destaca por qualidade de trabalho

Minerva Foods pauta descarbonização na pecuária