in

Internet 5G para uso no agro é testada em Sorocaba (SP)

Ação, que ocorreu na sexta-feira(25), contou com a presença da ministra Tereza Cristina

MAPA

Em prol do fomento tecnológico e informativo no agro, cidade de Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, recebeu piloto de tecnologia de internet 5G, na sexta-feira (25). Projeto tem como objetivo ofertar suporte a testagem e prototipagem de produtos e serviços por empresas, startups e academia.  

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), “o uso de máquinas autônomas no campo, como pulverizadores que identificam sozinhos quais pontos devem receber os produtos, só é possível a partir de conexão de internet de alta performance”.

Para isso, a antena de transmissão 5G foi instalada no Centro Universitário Facens e faz parte das ações piloto para a entrada em vigor da tecnologia no Brasil. A inauguração do projeto piloto contou com a presença da ministra da agricultura, Tereza Cristina e presidente da República, Jair Bolsonaro.

“Acabamos de assistir uma demonstração do que é a agricultura moderna, agricultura de precisão e sustentável que esse País já faz e que vai fazer ainda mais quando tivermos uma conectividade democratizada no nosso país”, destacou a ministra Tereza Cristina ao citar que apenas 23% do espaço agrícola brasileiro possui algum nível de cobertura por internet.

Vale ressaltar que, a conexão em 5G permite maior produtividade e reforça o papel do Brasil como protagonista no cenário mundial de produção de alimentos a partir da redução de custos e diminuição de perdas na produção. Projeto em Sorocaba dará suporte a testagem e prototipagem de produtos e serviços por empresas, startups e academia, incluindo aplicações para inovação no agronegócio. Instalada pelas empresas Ericsson e Claro, a antena tem serviço de transmissão em alta velocidade a partir de geração pela própria estrutura. É o chamado 5G “pura” ou standalone.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Contínua valorização do milho afeta pecuaristas

SP realiza Fórum sobre retirada da vacinação contra Febre Aftosa

Topigs Norsvin oferta animal com alta conversão alimentar

COREIA DO SUL

Em prol da proteína brasileira, ABPA realiza campanha na Coreia do Sul