Em participação à 2ª edição do Dia do Suinocultor, Agroceres PIC aborda contribuição da genética para o aumento do valor total da carcaça suína. O zootecnista Gustavo Lima, da equipe de Serviços Técnicos e Validação de Produtos da Agroceres PIC, foi um dos palestrantes do evento.
O profissional, ao explorar o tema “Máximo Valor da Carcaça Suína”, discutiu os atributos que constituem o valor total da carcaça – rendimento de cortes, qualidade de carne, teor e qualidade de gordura (este último, um item de crescente importância no mercado) – e a relação entre eles, sempre tendo como pano de fundo a contribuição da genética para a melhoria de cada uma dessas características.
“O foco do melhoramento sempre foi a rentabilidade. Hoje os programas genéticos têm se concentrado em melhorar o valor total da carcaça, incluindo peso, volume de carne e a qualidade de cortes primários e secundários. Os avanços têm sido grandes”, comentou.
No encontro, realizado nesta quinta-feira (20), na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), Gustavo Lima abordou também os critérios e metodologias utilizados pela indústria para bonificar ou penalizar pela qualidade da carcaça. Segundo Lima, é necessário ter uma visão global sobre as características que compõem o valor total da carcaça, pois é esse conjunto de atributos que impacta a satisfação do consumidor e determina o sucesso econômico da atividade.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Resiliência e força: Campanelli anuncia novo confinamento
Sucesso de público, evento da Unifrango surpreende organização