Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas completa 34 anos 

A Facta tem um papel fundamental para que a avicultura brasileira atinja grau de excelência 
feedfood
Foto: reprodução

A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) completou, nesta quinta-feira (10), 34 anos de atuação. Sem fins lucrativos, ela foi criada com o objetivo de difundir conhecimento sobre a avicultura por todo o Brasil.  

Para o atual diretor-presidente, Ariel Mendes, ao longo dos anos a Fundação teve um papel fundamental para que a avicultura brasileira atingisse um grau de excelência, principalmente pela difusão da ciência e tecnologia. 

“Essa difusão foi feita por meio de suas conferências anuais, inúmeros cursos simpósios, seminários, workshops realizados, pela publicação de vários livros de avicultura e, também, pela publicação da revista cientifica (BJPS/RBCA), que está entre as quatro melhores revistas científicas de avicultura do mundo. Portanto, parabéns à FACTA pelo seu aniversário de 34 anos. Que tenhamos uma vida longa pela frente, ainda desempenhando esse papel em prol da avicultura brasileira e mundial”, comemora Ariel.  

São mais de três décadas contribuindo para a evolução da avicultura e fomentando a atividade para o desenvolvimento sustentável (Foto: reprodução)

Segundo o diretor administrativo-financeiro, Silvio Hungaro, “desde 10 de agosto de 1989, a Facta se definiu e se mantém como polo de concentração e, principalmente, compartilhamento de informações e conhecimento para toda a avicultura brasileira, graças ao entendimento e suporte dos seus mantenedores”. “Com um corpo técnico e diretoria que mantem o olhar no futuro e base no conhecimento científico e prático, ela, em múltiplas ações realizadas, segue expandindo e divulgando conhecimento para o setor”, complementou.  

Entre as ações já realizadas, estão a Conferência FACTA WPSA-Brasil 2023: “Brasil, o supermercado do mundo!” no mês de maio; o workshop “Colheita, Necropsia e Envio de Amostras de Aves para Diagnóstico Laboratorial”, em junho e o “Simpósio Enfermidades Bacterianas & Virais”, no mês de julho. 

Nos próximos meses, a Fundação marcará presença na VII Feira & Simpósio de Avicultura e Suinocultura do Nordeste, de 19 a 21 de setembro em Tacaimbó (PE) e no Simpósio Enfermidades Coccidiose Saúde & Integridade Intestinal, de 17 a 19 de outubro, em Cascavel (PR). 

Um trabalho em equipe 

Como destaca a diretora de Cursos e Publicações, Ibiara Paz, a missão de divulgar, promover e apoiar o conhecimento técnico-científico na cadeia avícola, há anos é cumprida, graças ao empenho de todos que dispuseram tempo para se dedicar à essa missão do projeto. “A Facta é feita por nós, corpo técnico, diretoria, mantenedores, conselho curador, mas também é feita por quem colabora nas publicações, palestras, pareceres e a quem prestigia os eventos, adquire nossos livros, questiona e opina”, pontua.  

União esta que resulta em novos projetos e descobrimento de profissionais, como frisa o diretor-executivo Anselmo Micheletti, ao citar o Prêmio Lamas. “Através dele foram apresentadas várias gerações de profissionais que atuam em cargos chaves nas empresas e instituições de pesquisa de ponta da área. Nas conferências, cursos e workshops muito conhecimento foi disponibilizado e muitos contatos foram feitos, criando uma rede conectada de profissionais atuantes na área. Que estas realizações sigam se repetindo, de forma sempre renovada, por mais muitos anos”, declara.  

Fonte: Facta, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Estudantes e recém-formados: atitude é fundamental para ingressar na suinocultura 

Segundo dia da Pig Fair é palco de lançamentos e casa cheia

SP: APA seleciona veterinários para Programa de Sanidade