Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Estratégias nutricionais e infraestrutura garantem lucro no confinamento

Especialista da Trouw Nutrition destaca a importância da boa gestão na pecuária
feedfood

Na busca por maior produtividade e lucro na pecuária, os produtores consideram diversas formas de terminação intensiva, desde as mais simples até as mais elaboradas, que demandam maior investimento. O confinamento é uma dessas estratégias, permitindo ajustar a taxa de lotação dos animais, explica o consultor técnico da Trouw Nutrition, Alexandre Miszura: “Neste sistema, bovinos mais pesados são retirados do pasto e realocados para o cocho, onde são terminados antes do abate”.

A principal característica do confinamento é a total dependência dos animais em relação à dieta completa oferecida diariamente. “Com isso, o produtor consegue gerenciar melhor os nutrientes, maximizando o ganho de peso, diferentemente de outros métodos onde parte da alimentação é obtida no pasto”, destaca o especialista.

Para a eficácia do confinamento, são necessárias instalações adequadas, como currais de terminação com linhas de cocho e bebedouros de alta vazão, além de uma fábrica de ração para armazenamento de grãos e insumos. “Também são essenciais máquinas como vagão misturador e trator”, explica Miszura. A dieta é composta por volumoso, proteína, energia, ureia e núcleo mineral com aditivos, variando conforme a disponibilidade regional e o custo-benefício.

Cattle Chewing Knawing Metal Fence Rail Farm Ranch Livestock
Bovinos mais pesados são retirados do pasto e realocados para o cocho, onde são terminados antes do abate (Foto: reprodução)

O manejo adequado dos animais confinados é crucial para garantir o bem-estar e o resultado econômico. “A adaptação ao novo ambiente e dieta deve ser gradual para minimizar o estresse. Formar lotes homogêneos e mudar a alimentação progressivamente são recomendações importantes, assim como o controle sanitário com práticas de vacinação, aplicação de vermífugos e limpeza dos bebedouros”, recomenda o especialista da Trouw Nutrition.

A Trouw Nutrition oferece produtos tecnológicos que aumentam a rentabilidade e o desempenho zootécnico da pecuária. “Uma dessas opções é o BellPeso Vivaz Avance, um núcleo mineral para terminação de bovinos de corte. Ele promove suplementação adequada, rica em elementos minerais, vitaminas e aditivos como monensina e tamponantes, além do aditivo Vivalto, IntelliBond C e IntelliBond Z. Esse pacote tecnológico melhora a eficiência alimentar e os ganhos em performance e carcaça no confinamento”, finaliza Miszura.

Fonte: Trouw Nutrition, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Megatendências na aquicultura mundial

Integração da responsabilidade social nas estratégias de neutralidade de carbono

Personalidades do agronegócio fortalecem a sustentabilidade no 9º CNMA

Patrocinado
Patrocinado