MERCADO

Conteúdo

Cresce número de pessoas trabalhando no agronegócio

feedfood
agronegocio

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a população ocupada no agronegócio somou 18,9 milhões de pessoas no terceiro trimestre de 2021, como destaca o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, a partir de informações dos microdados da PNAD-Contínua e da RAIS.

Segundo o Cepea, alta representa “avanço de 10% (ou de 1,756 milhão de pessoas) frente ao mesmo trimestre do ano anterior e 3,6% (o equivalente a 653 mil pessoas) a mais que no segundo trimestre de 2021”. “Trata-se, também, do maior número de pessoas atuando no setor em um terceiro trimestre desde 2015, quando a população ocupada no agronegócio foi de 19,08 milhões”, destaca.

Para os pesquisadores do Centro de Estudos, resultado demonstra uma recuperação dos postos de trabalho prejudicados pela pandemia e seus desdobramentos. “Além disso, o avanço no terceiro trimestre evidencia a conjuntura favorável ao agronegócio no período, com impacto potencial na geração de empregos”, salienta.

Vae também ressaltar que levantamento ainda aponta que todos os segmentos do agronegócio apresentaram crescimentos na população ocupada entre o segundo e o terceiro trimestres de 2021, com destaque para a agroindústria (com avanço de 6,57% ou mais de 243 mil pessoas). “Na comparação entre os terceiros trimestres (2021 e 2020), em termos relativos, os avanços da população ocupada do agronegócio e de seus segmentos foram ainda mais significativos, sobretudo para a agropecuária (com crescimento de 9,47%, ou mais de 763 mil pessoas)”, finaliza.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

IP-APTA inova na produção de ração sustentável

Brasil e Paraguai debatem sobre criação de tilápia em Itaipu

Preço do leite pago ao produtor sofre novo recuo