O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, participou no domingo (17), em Xangai, de um encontro com representantes de cooperativas brasileiras do setor agropecuário. A agenda fez parte da missão oficial à China e integrou a programação da missão técnica Asia Expert, promovida pela Ourofino Agrociência.
A iniciativa reúne lideranças do cooperativismo agrícola brasileiro em uma agenda voltada ao fortalecimento das relações com mercados asiáticos, com passagens pela China, Coreia do Sul e Japão. O encontro buscou aproximar cooperativas brasileiras de oportunidades estratégicas em uma região considerada cada vez mais relevante para o futuro do agronegócio nacional.
China segue como principal parceira comercial
Durante a reunião, André de Paula destacou a importância de dar continuidade às agendas internacionais do agro brasileiro e reforçou o papel da China como principal parceira comercial do Brasil.
“Assumi o Ministério da Agricultura e Pecuária há cerca de 45 dias com o compromisso de dar continuidade a um trabalho construído com consistência ao longo dos últimos anos. E não é por acaso que uma das primeiras agendas internacionais é na China, nosso maior parceiro comercial. Precisamos seguir fortalecendo essa relação, ampliando oportunidades e consolidando o agro brasileiro como um dos pilares da segurança alimentar global”, disse.

Ourofino apresenta programa Asia Expert
O CEO da Ourofino Agrociência, Marcelo Abdo, apresentou aos participantes o programa Asia Expert, iniciativa voltada à preparação estratégica do setor agropecuário brasileiro para atuação no mercado asiático.
“A Ásia deixou de ser uma agenda complementar e passou a ocupar posição estratégica para o futuro do Brasil. O programa Asia Expert foi desenvolvido justamente para aproximar lideranças do agro brasileiro das transformações em curso na região e contribuir para a construção de relações de longo prazo com parceiros asiáticos”, destacou.
Cooperativas participam da missão
Participaram do encontro representantes de cooperativas integrantes da missão, entre elas C.Vale, Lar Cooperativa Agroindustrial, Comigo, Copacol, Coopercitrus, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Cotrijal, Copasul e Coplacana.
A presença das cooperativas reforça o papel do cooperativismo brasileiro na construção de novas oportunidades comerciais, especialmente em mercados que demandam regularidade de fornecimento, escala produtiva, segurança alimentar e relacionamento de longo prazo.
A missão técnica segue com agendas na Coreia do Sul e no Japão, ampliando o contato das lideranças brasileiras com tendências, demandas e oportunidades nos mercados asiáticos. Para o agronegócio nacional, a aproximação com esses países pode contribuir para diversificar destinos, fortalecer parcerias comerciais e ampliar a presença de cooperativas brasileiras no comércio internacional.
Fonte: Mapa e Ourofino Agrociência, adaptado pela equipe Feed&Food
LEIA TAMBÉM
Exportações do agronegócio mineiro atingem recorde histórico e somam quase US$ 20 bilhões em 2025
Simpósio da FACTA vai debater mercado, nutrição e sanidade na produção de ovos
Endividamento rural de R$ 10,8 bi limita crédito a produtores do Paraná




