O XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024 iniciou as atividades com o auditório lotado, profissionais da cadeia produtiva de ovos, de diferentes partes do país, assistiram a uma sequência de palestras de alto nível e grandes homenagens no cerimonial de abertura.
Realizado pela Associação Paulista de Avicultura (APA), com apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA), os congressistas acompanharam, no primeiro dia, 11, dois importantes painéis: um sobre genética e outro sobre nutrição.
“A Comissão Organizadora do XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024 elaborou uma programação completa, cobrindo desde a genética até a mesa do consumidor, começando pela genética, pilar da avicultura moderna que temos hoje”, ressaltou o diretor Técnico da APA e Coordenador do congresso, José Roberto Bottura.
Lohmann Breeders GmbH e Hendrix Genetics, renomadas empresas de genética avícola mundial, iniciaram a escalada técnica da programação de 2024. Matthias Schmutz e Diogo Ito abordaram, respectivamente, “Avanços na Evolução Genética de Poedeiras Comerciais” e “Exigências Nutricionais de Poedeiras”.
Em seguida, a qualidade da água de bebida foi centro das discussões, gerando um debate produtivo.
O consultor Marcelo Checco explorou as “Práticas de manejo para agregar valor à produção de ovos”, tema alinhado ao apresentado por Josênio Cerbaro, Gerente do Programa de Qualidade da Água da Trouw Nutrition. Cerbaro destacou que, com a expansão dos galpões, muitos negligenciaram a estrutura e qualidade microbiológica (físico-química) da água.
No segundo bloco, à tarde, Orlando Peruzzo, da Facco-Artabas, respondeu à pergunta de sua palestra: “Tecnologia de criação de poedeiras: vale a pena investir em novos equipamentos para minha granja?”.
Edgar Olviedo, da Universidade da Carolina do Norte, trouxe atualizações e ferramentas para a eficiência na “Nutrição Mineral de Poedeiras”. Ele apresentou estudos sobre indicadores que demonstram a importância do manejo de minerais para aprimorar a qualidade da casca dos ovos, entre outros benefícios.
Concluindo o intenso primeiro dia de programação técnico-científica do XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024, a palestra “Da teoria à prática: como práticas de bem-estar podem maximizar a produção de ovos?” foi apresentada por Midian Nascimento dos Santos, e Anne Moddel (Eckel Animal Nutrition, Alemanha) discutiu “Atualizações no Uso de Aditivos Alternativos na Dieta de Poedeiras Comerciais”.
Fonte: Assessoria de Imprensa, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Polinutri comemora 35 anos de mercado
APA 2024 traz as principais atualizações do mercado
PBrasil conquista reconhecimento das Filipinas para exportação