Patrocinado
AVICULTURA

Conteúdo

Aves: Japão retira suspensão para compras de carne e ovos do ES

Restrições ficam limitadas apenas aos municípios onde houver detecção de casos de gripe aviária  
feedfood
Foto: reprodução

Em ação benéfica ao mercado brasileiro, Japão retira a suspensão imposta temporariamente para as compras de carne de aves, ovos e derivados produzidas no Espírito Santo. A decisão havia sido tomada pelos japoneses após o Estado detectar o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) do País em uma ave de subsistência, no município de Serra.

Como explica o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), apesar da restrição temporária, “o Japão não importava carne de frango capixaba antes do caso, mas ainda assim é um dos países que mais compra carne de aves produzidas no Brasil, com 11% do total vendido em 2022, segundo o portal de estatísticas de comércio exterior brasileiro (Comex Stat)”.  Suspensão foi retirada, oficialmente, na quinta-feira (10).  

“Em recente missão ao Japão, o ministro Carlos Fávaro se reuniu com os ministros da Agricultura, Florestas e Pesca, Tetsuro Nomura, e da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Katsunobu Katō, para tratar especialmente sobre o protocolo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) para as exportações de produto para o país”, destaca o MAPA.  

Após visita, um novo acordo ficou ajustado. Nele, as restrições de exportação dos produtos cárneos de frango e ovos ficam limitadas apenas aos municípios onde houver detecção de focos da gripe aviária e não mais o estado todo.  

Segundo o protocolo japonês, é necessário aguardar um prazo de 28 dias para enviar o relatório para a análise da autoridade sanitária japonesa a fim de que se possa retomar a exportação. Desta forma, o estado de Santa Catarina ainda segue com a suspensão temporária até o cumprimento do protocolo sanitário para que o mercado seja reaberto. 

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Feed&Food.

LEIA TAMBÉM:

Estudantes e recém-formados: atitude é fundamental para ingressar na suinocultura 

Segundo dia da Pig Fair é palco de lançamentos e casa cheia

SP: APA seleciona veterinários para Programa de Sanidade