O médico veterinário Rosiel Cavalcante, da equipe de Serviços Técnicos da Agroceres PIC, marca presença durante o Fórum da Suinocultura, promovido pela Castrolanda, em Castro (PR), na tarde nesta quarta-feira (09), para falar sobre os pontos críticos de controle nas fases de recria e terminação.
Quando os custos de alimentação dos suínos estão em alta, aumenta a necessidade de redobrar os cuidados para elevar a eficiência da granja. Esse esforço é particularmente importante na recria e na terminação, já que a maior parte dos custos de alimentação está concentrada nessas duas etapas.
Garantir instalações adequadas, assegurar conforto térmico e um correto manejo alimentar e sanitário dos animais são atitudes determinantes para elevar a produtividade do plantel e os resultados econômicos da operação.
Com uma abordagem que combina aspectos técnicos e exemplos práticos, o especialista da Agroceres PIC traça, a partir das 14h, um panorama dos pontos críticos de controle nas fases de recria e terminação de suínos.
Dividida em 5 módulos – instalações e densidade, ambiência, manejo alimentar, monitoria sanitária e manejo pré-abate – a apresentação, ressalta Rosiel Cavalcante, tem como objetivo fornecer estratégias capazes de otimizar o desempenho dos suínos na fase de crescimento.
“Revisar as boas práticas de manejo próprias desta etapa de produção, a partir de parâmetros ideais e confiáveis, ajuda não apenas a aumentar o desempenho produtivo dos suínos, como incrementar índices importantes como, a conversão alimentar e ganho de peso”, afirma Cavalcante.
Fonte: AI, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Consumidor dita regras: bem-estar animal se torna commodity
Pig Fair reúne marcas e soluções no primeiro dia do SBSS