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Brasil e China iniciam nova relação comercial

Países devem ser beneficiados com a possibilidade de expansão nas exportações do setor avícola brasileiro
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Uma nova relação comercial surge entre o Brasil e a China com a possibilidade de expandir as exportações do setor avícola brasileiro, deixando em evidência a confiança na qualidade e na competitividade do produto nacional.

O marco se deu após o governo da China decretar o fim da medida antidumping, aplicada desde 2019 para as importações de carne de frango brasileira.

A reversão da medida exclui a tarifa adicional, a qual dificultava a competitividade do produto brasileiro no país. De acordo com a empresa exportadora, a sobretaxa do produto importado variava entre 17,8% e 34,2%.

Além disso, 14 empresas brasileiras haviam celebrado “compromissos de preços” com o governo da China, se obrigando a praticar custos superiores ao do patamar mínimo preestabelecido.

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A sobretaxa do produto importado pela China variava entre 17,8% e 34,2% (Foto: reprodução)

Em 2023, o governo brasileiro trabalhou ao lado das autoridades chinesas em diversos foros, inclusive durante a realização de mecanismos bilaterais de cooperação, conquistando a decisão favorável.

O fim da medida antidumping, além de oferecer novas oportunidades para os produtores brasileiros que já haviam sido habilitados, mas que não conseguiam ser competitivos devido aos direitos, torna agora as exportações de frango do Brasil mais competitivas para o mercado.

O resultado é positivo tanto para o setor avícola brasileiro, ranqueado mundialmente como o maior exportador de carne de frango, quanto para a relação econômica e comercial com a China, segundo maior consumidor mundial do produto e o principal destino dos embarques de carne de frango brasileira.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

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