No mês de novembro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) selecionou 43 empresas para apresentarem projetos a uma banca de especialistas, potenciais investidores e público geral. Ao todo, foram selecionadas 12 iniciativas para a final da Smart Farm MAPA Conecta AgroBIT 2021, com a finalidade de premiar os três primeiros lugares.
De acordo com a diretora de Apoio à Inovação para a Agropecuária do MAPA, Sibelle Silva, a chamada busca conectar boas ideias e startups do agro com potenciais investidores privados para promoção de negócios inovadores. “Temos uma Secretaria de Inovação no Ministério e acompanhamos de perto esse movimento das startups no agro. O campo é cada vez mais tecnológico e demanda essas inovações”.
Na programação do evento, foi debatido sobre agroinovações aplicadas no dia a dia de produtores rurais com imersão na jornada que inicia o manejo do solo, aplicação de defensivos, controle biológico, irrigação, genética, colheita, armazenamento, entre outros.
Representando a ministra Tereza Cristina, o secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação, Cleber Soares, destacou os trabalhos do MAPA a partir da agregação de valor ao agronegócio brasileiro com uma visão de futuro biodigital. Além disso, reforçou o critério sustentável da produção nacional, referência de agricultura em clima tropical no mundo.
“Serão as transformações dos componentes biológicos associados às transformações digitais que darão o incremento em termos de produção, de produtividade e agregação de valor ao agro como um todo. Essa é a nossa perspectiva e nossa aposta para um agro cada vez mais biodigital”, destacou o profissional.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
IP-APTA inova na produção de ração sustentável
Brasil e Paraguai debatem sobre criação de tilápia em Itaipu