Em crescimento contínuo, agronegócio brasileiro deverá ampliar números em 2022. Estimativa para o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), com base nas informações de janeiro, é de R$ 1,204 trilhão. Montante é 4,3% maior em relação ao ano passado (R$ 1,154 trilhão).
Como explica o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o crescimento do valor das lavouras foi de 10,3% e a pecuária teve retração de 8,6%. A contribuição das lavouras ao VBP é de 72%, e da pecuária, 28%.
“Um conjunto amplo de produtos mostra contribuição favorável para o crescimento da agropecuária neste ano. As expectativas de produção são boas em geral, e os preços são favoráveis para muitos produtos”, destaca o MAPA, ao apontar o milho entre eles, com 21,9%.
Contudo, contribuições negativas têm sido observadas, por exemplo, em soja, que apresenta redução de quantidades produzidas e de preços, influência direta das secas no Sul.
“Com resultados menos favoráveis, a pecuária apresenta uma retração no crescimento, observada em carne bovina, frangos, suínos e ovos. As retrações mais fortes ocorrem em carne suína e de frango, com preços em nível mais baixo do que em 2021”, complementa a Pasta.
Para saber mais, clique aqui.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
Suinocultura deve encerrar ano com bons números
Avicultura se mostra robusta em produção, exportação e consumo