A fim de propagar conhecimento nas áreas de produção e controle de qualidade e assuntos regulatórios, Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) realiza cursos on-line. Iniciativa visa preparar participantes sobre auditorias de certificação e correta implementação e entendimento das normas que vigoram no segmento de produção de alimento animal.
De acordo com o Sindirações, agenda ocorrerá entre os dias 28 de junho e 28 de julho. Ao todo, são três cursos on-line para profissionais que atuam na área de produção e controle de qualidade e outro para recém-formados ou colaboradores que desejam se especializar em assuntos regulatórios voltados ao setor de alimentação animal.
Conheça os cursos:
O primeiro curso, ‘FAMI-QS | VERSÃO 6.0’, é uma colaboração entre o Sindirações e o FAMI-QS – European Feed Aditives and Premixtures Quality System e acontece de 28 de junho a 2 de julho. Ação abrangerá todos os requisitos da certificação FAMI QS que se fundamentam em sistema de gestão da qualidade, Boas Práticas de Fabricação e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. “Conteúdo abordará principais ferramentas de gestão de segurança de alimentos para animais e outras de grande importância para a gestão dos processos e produtos como fornecimento assegurado, recall e gerenciamento de crises”, explica o Sindicato.
Vale ressaltar que a iniciativa não é somente para os setores de qualidade e técnicos das empresas, mas também para as áreas comerciais e de relacionamento com os clientes, que terão a oportunidade de se informar sobre as exigências do mercado europeu para a produção e comercialização de alimentos para animais
No dia 5 de julho será realizado o curso ‘Introdução à fraude e defesa de alimentos’. “O tema tem sido exigido na maioria das normas de segurança de alimentos e o FAMI-QS incorporou estes módulos no Sistema de Certificação (versão 6.0), que passará a ser exigido nos próximos anos”, ressalta o Sindirações.
Nesta mesma agenda, entre 19 e 22 de julho, também acontecerá o curso ‘APPCC – Versão Codex alimentarius 2020’, que abordará o sistema HACCP, de base científica e sistemática. Segundo o Sindirações, “trata-se de uma ferramenta para avaliar os perigos e estabelecer sistemas que se concentram em medidas de controle para perigos ao longo da cadeia de alimentos, ao invés de depender principalmente de testes do produto final”
Por fim, o curso ‘Introdução a assuntos regulatórios’, de 26 a 28 de julho, encerrará programação. Tema abordará auxilia no entendimento do complicado cenário regulatório atual. “As empresas de alimentação animal buscam profissionais com conhecimentos específicos em regulamentações vigentes e que possam responder tecnicamente pela qualidade da produção e pelos produtos fabricados. Estes conhecimentos poderão ser aplicados nas indústrias produtoras e importadoras de ração, premix, suplementos, concentrados, núcleos, aditivos, ingredientes e alimentos para animais de companhia”, finaliza o Sindicato.
Para mais informações, clique aqui.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
Contínua valorização do milho afeta pecuaristas
Ourofino abre inscrições para programa de estágio
SP realiza Fórum sobre retirada da vacinação contra Febre Aftosa