Patrocinado
AQUICULTURA

Conteúdo

Setor aquícola impulsiona economia com crescimento nas exportações

Entre os meses de janeiro e março de 2024, foram movimentados U$8,73 milhões no setor
feedfood
Foto: reprodução

Com um potencial promissor para a indústria aquícola brasileira, as exportações de peixe de cultivo registraram um crescimento considerável no primeiro trimestre de 2024, refletindo o reconhecimento internacional da capacidade do País em fornecer produtos de qualidade para o mercado global.

Entre os meses de janeiro e março de 2024, o aumento de 48% em valor e de 20% em peso resultou no maior valor registrado para o período desde 2020, momento em que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começou a acompanhar sistematicamente esse mercado.

Para Manoel Pedroza, o aumento da produção e da profissionalização da cadeia da piscicultura são alguns dos fatores que explicam o crescimento das exportações (Foto: reprodução)

No período, foram movimentados U$8,73 milhões no setor, observados U$2,58 milhões em janeiro, U$2,61 milhões em fevereiro e U$3,54 milhões em março. Representando um percentual pequeno em relação à produção nacional, as exportações do setor têm aumentado de maneira consistente nos últimos anos. 

Segundo o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), Manoel Pedroza, o aumento da produção e da profissionalização da cadeia da piscicultura são alguns dos fatores que explicam o crescimento das exportações. “Apesar do mercado nacional absorver a grande maioria da produção, as empresas do setor têm buscado diversificar os canais de venda por meio das exportações”, pontuou.

Ainda no primeiro trimestre de 2024, a categoria de produtos mais exportada foi a de filés frescos ou refrigerados, representando 65% do valor total movimentado, equivalente a U$5,65 milhões. Em seguida, está a categoria de peixes inteiros congelados, representando 23% do valor total movimentado no período.

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Política Nacional do Agronegócio, importante para a cadeia de proteína animal

Brasil expande mercado com exportação de carne de frango para a Malásia

Fazenda da Toca recebe prêmio de Destaque Index 2024 no segmento ovos

Patrocinado
Patrocinado