in

Senar disponibiliza cartilha sobre projetos em aquicultura

O conteúdo pode ser encontrado no aplicativo Estante Virtual Coleção Senar, de forma gratuita

aquicultura
foto: reprodução

Novamente o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem disponibilizado cartilhas, mas, desta vez, o assunto abordado será voltado para o setor de aquicultura, onde ajudará a iniciar ou adequar a atividade de aquicultura na propriedade rural. O conteúdo está disponível de forma gratuita, apresentando informações essenciais de planejamentos e formas de como legalizar projetos aquícolas.

Vale ressaltar que, o material didático está focando em explicar a definição da aquicultura, ou seja, sobre a criação de organismos em ambientes aquáticos, tais como, peixes, moluscos, crustáceos, rãs e algas. Já a piscicultura trata especificamente da criação de peixes, que é um ramo da aquicultura.

A cartilha “Aquicultura: planejamento e legalização de projetos aquícolas” mostra as espécies, o domínio da água e a outorga para uso e licenças ambientais. Os interessados vão aprender a coletar dados e acompanhar a produção, que são os principais pontos para alcançar o retorno econômico.

O material também trata de assuntos voltados para a área de gestão da comercialização, onde é possível observar o planejamento da produção e das despesas, o que permite um cronograma de compra de insumos e de venda de produtos.

Aos interessados em saber mais sobre a aquicultura, o Senar indica que procurem o Sindicato Rural de seu município ou a Administração Regional de seu Estado para verificar as capacitações disponíveis nessa área

Produção

De acordo com os dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que a produção aquícola no Brasil cresceu 3,2% em 2019 em relação a 2018, e alcançou 599 mil toneladas. Os números apontam um crescimento constante do setor de 3% a 7% desde o início da série histórica, em 2013.

Fonte: Senar, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Suinocultura deve encerrar ano com bons números

Avicultura se mostra robusta em produção, exportação e consumo

FAESP comemora fim de embargo chinês à carne bovina

cccc

Vetanco anuncia reforço ao Female Futsal

unnamed

 ECLOSIONA aborda futuro do setor avícola