Publicidade
MERCADO

Conteúdo

Semana Nacional do Pescado será lançada durante IFC Brasil

Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br
PEIXE

Com o objetivo de criar uma segunda “Quaresma” para o consumo de peixes no Brasil, a Semana Nacional do Pescado será realizada de 1º a 15 de setembro. O lançamento ocorrerá durante o IV International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil 2022), programado para esta semana – dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro –, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento internacional reunirá mais de 2000 participantes e mais de 100 expositores da aquicultura e pesca. 

A 19ª Semana Nacional do Pescado visa incentivar o consumo de peixes, moluscos e crustáceos em todas as regiões do País. A campanha envolverá supermercados, restaurantes, feiras livres e pontos de atacado e varejo. Também promove espaços gastronômicos abertos para degustação dos produtos das águas. 

O ex-ministro da pesca, Altemir Gregolin, membro da Coordenação Nacional do evento e presidente do IFC BRASIL 2022, ressaltou que a Semana do Pescado visa estimular uma nova temporada de alto consumo de pescado no segundo semestre, a exemplo da alta demanda que ocorre no período da Semana Santa, no primeiro semestre. “O objetivo é estimular o consumo, que seja uma prática cotidiana das pessoas, porque é mais saúde e, havendo mais consumo, estimula a produção em um País que tem um potencial gigante”. 

O IFC será palco do lançamento da Semana do Pescado, no dia 1º de setembro, às 8h, com um grande painel de debate sobre os padrões, tendências e estratégias para elevar o consumo no mercado interno. A grande questão a ser discutida é: como o setor produtivo pode criar melhores condições de venda e ocupar mercados com grande potencial como é o da alimentação escolar? 

Participarão do painel de lançamento da Semana do Pescado Roberto Imai, membro da Coordenação Nacional da Semana do Pescado, presidente do SIPESP e coordenador do COMPESCA na FIESP; Mario Ruggiero, diretor de operações executivas da empresa Scanntech, especializada em coleta, análise e sistematização de dados de venda de produtos junto ao varejo e indústria no Brasil e América Latina; Meg Felipe, médica veterinária sanitarista, diretora comercial do Carrefour e Fernanda Brzezinski da Cunha, coordenadora de planejamento da Alimentação Escolar Estadual do Paraná, nutricionista, especialista em nutrição clínica pela UFPR e em segurança alimentar e nutricional pela UNESP. 

CONSUMO NO PAÍS 

Na média, o consumo atual de pescado no Brasil atinge 10 kg/habitante/ano, ainda abaixo do recomendado, que são 12 quilos por habitante/ano e distante da média mundial de 20,2 quilos por habitante/ano. Gregolin ressalta que a população brasileira tem muitas outras opções, como frango e carnes bovinas e suínas, que muitos países não têm. “Então, o pescado disputa o mercado com essas outras proteínas”. 

De acordo com o ex-ministro, a intenção é igualar o gosto brasileiro aos demais países que fazem do pescado a proteína mais consumida e mais comercializada no mundo. “Os países asiáticos são os maiores consumidores de peixe, liderados pelo Japão, onde o consumo por indivíduo alcança mais de 60 quilos por ano”. 

As inscrições para o IFC BRASIL 2022 ainda podem ser realizadas no site, acesse já.  

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food. 

LEIA TAMBÉM:

Revista Feed&Food promoveu encontro de grandes nomes da agroindústria

Embarques de carne de frango apresentam alta de 6%

Preços dos ovos apresentam patamar recorde