in

SBSS debaterá sobre PSA e uso de antibióticos na produção de suínos

Palestras serão ministradas por Leandro Hackenhaar e Vinícius Cantarelli

 De suma importância para o mercado suinícola brasileiro, falar sobre a Peste Suína Africana (PSA) é essencial. Com isso em mente, o engenheiro agrônomo Leandro Hackenhaar ministrará palestra durante 13º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS). Ação tem data marcara para do dia 11 de agosto,

Segundo o SBSS, o profissional, que também é mestre em Nutrição Animal, terá como tema de palestra “Peste Suína Africana: o que mudou até o momento. Uma atualização da situação mundial”. Apresentação ocorrerá às 14h40, no Painel Biosseguridade.

“Hackenhaar foi diretor do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), pesquisador do Centro de Pesquisa Avançada em Economia Agrícola (CEPEA-ESALQ/USP) e trabalhou para as empresas de nutrição animal e aditivos DSM, Tortuga, Ajinomoto, Evonik e Agroceres-Multimix. Atualmente, é Líder Global de Tecnologia e atua no setor de marketing estratégico e tecnologia da Cargill Animal Nutrition”, destaca o SBSS”

Para o presidente da Comissão Científica do SBSS, Paulo Bennemann, o Brasil adota diversas medidas para evitar que a doença entre no País e que esse assunto é relevante para toda a cadeia produtiva. “A Peste Suína Africana é causada por um vírus composto por DNA fita dupla, pertencente à família Asfarviridae. A doença não acomete o homem, mas tem grande impacto em suínos e pode causar grandes prejuízos econômicos. A PSA é uma doença de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal. Pela sua relevância e pela situação atual no mercado mundial, o SBSS traz essa palestra com uma atualização sobre o tema”, afirma o profissional.

Estratégias nutricionais em programas alternativos aos antibióticos

Além da PSA, evento também debaterá a redução do uso de antibióticos na produção animal. Para o tema, ficará a cargo do doutor em Nutrição Animal e pós-doutor em Nutrição de Suínos, Vinícius Cantarelli palestrar sobre “Estratégias nutricionais em programas alternativos aos antibióticos”. Ação também ocorrerá no dia 11 de agosto, mas às 17h05.

“Vinícius Cantarelli é zootecnista com mestrado e doutorado em Nutrição Animal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e possui pós-doutorado em Nutrição de Suínos pela Purdue University (EUA). É professor e pesquisador do Departamento de Zootecnia da UFLA, pesquisador de produtividade do CNPq, pesquisador do INCT-Ciência Animal, orientador do Núcleo de Estudos em Suinocultura (NESUI) e orientador da Linha de Pesquisa Animal Science and Intestinal Health (ASIH). É sócio e consultor da empresa AnimalNutri e sócio da startup InSilico”, destaca o SBSS.

Para vice-presidente do Nucleovet, Lucas Piroca, o tema é importante e vem sendo cada vez mais discutido no setor, tendo em vista que esse debate acontece há alguns anos e que também há cobranças de entidades reguladoras para a redução do uso de antimicrobianos. “A produção de suínos está cada vez mais tecnológica e inovadora e o SBSS busca trazer conteúdos neste sentido, mas também não podemos esquecer de conceitos básicos que são fundamentais para a produção, a exemplo do manejo, com cuidados no ambiente e na dieta dos animais”, reforça o profissional.

O evento

O Simpósio Brasil Sul de Suinocultura é promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e está programado para o período de 10 a 12 de agosto. Paralelamente ocorrerá a 12ª Brasil Sul Pig Fair virtual. Os dois eventos serão realizados totalmente on-line, com geração e transmissão a partir de Chapecó.

A edição terá 11 palestras, divididas em cinco blocos que abordarão tendências de futuro, biosseguridade, uso prudente de antimicrobianos, nutrição e sanidade nos três dias do evento. As palestras serão transmitidas em alta definição, com tradução simultânea do português para o espanhol, e ficarão disponíveis para acesso após o evento durante 30 dias.

Para se inscrever ou obter mais informações, clique aqui.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

CONFIRA:

Tecnologia e gestão são caminhos para estar entre os melhores da suinocultura

Feed&Food te dá 10% de desconto para participar do 13º SBSS

Quer garantir 10% de desconto na compra do seu ingresso para o SBSS? Adicione a sua compra o cupom FEEDFOOD10 (desconto é válido para uma compra por CPF). Acesse e adquira: https://nucleovet.com.br/

Inscrições para processo seletivo da Faculdade CNA são prorrogadas

Cargill lança programa de relacionamento Open Farm