in

SAA alerta sobre prazo final para vacinação contra Brucelose

Produtores têm até o dia 31 (quarta-feira) para vacinarem as fêmeas, bovinas e bubalinas

Ao caminhar para o encerramento do prazo para a vacinação contra Brucelose, Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo faz alerta. Produtores têm até o dia 31 (quarta-feira) para vacinarem as fêmeas, bovinas e bubalinas, com idade entre 3 e 8 meses.

Segundo a SAA, a declaração da vacinação tem como prazo de encerramento o dia 7 de junho e deve ser feita através do sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave).

“A Brucelose bovina é uma doença que se caracteriza por afecções endêmicas como abortamento no terço final de gestação e é uma doença de notificação obrigatória ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também para a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Sua incidência causa prejuízos econômicos e depreciação do valor social da propriedade foco da doença devido à diminuição da produção de carne e leite, do aumento do intervalo entre partos e da queda da taxa de natalidade da espécie”, afirma a Secretaria.

Vale ressaltar que a vacinação obrigatória contra a Brucelose é administrada em uma única dose nas fêmeas e não precisa ser ministrada novamente no decorrer da vida útil do animal. Aos machos, por sua vez, não é permitida a vacinação.

Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico-veterinário cadastrado, que além de garantir a correta aplicação do imunizante, fornece o atestado de vacinação ao produtor.

Fonte: SAA, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

MAPA aponta dicas para compra de pescados

Agro brasileiro amplia exportações durante mês de março

13⁰ Simpósio Técnico da ACAV anuncia nova data

05 1

International Fish Congress prepara edição robusta

Agentes se mostram otimistas com 2ª safra do milho