Revista FEED & FOOD | Digital

Setembro 2023 | 197

Mensagem da editora

No mês de agosto, o banco BTG Pactual reuniu importantes nomes do agro, políticos e especialistas do mercado financeiro durante o AgroForum.
O evento ressaltou a importância do setor para o País, visto o fato de movimentar mais de 1 trilhão de reais ao ano.
A Feed&Food acompanhou o encontro e chamo aqui a atenção ao bloco “O Momento do Setor de Proteínas”, o qual teve como painelistas Ricardo Faria, presidente do Conselho da Granja Faria; Eduardo Miron, CEO da Frigol; e Gilberto Tomazoni, CEO da JBS.
Uma frase de Miron ao meu ver merece destaque. Segundo o executivo, para o longo prazo, o agro brasileiro “tem tudo para ter muito sucesso. Estruturalmente, o Brasil está super bem posicionado”.
Porém, o sucesso do futuro precisa ser construído agora. Nesse cenário, como bem discorreu Ricardo Faria, a sustentabilidade deve ser encarada não como mera retórica, mas, sim, como uma obrigação.
O CEO do Frigol complementou essa visão e destacou que a sustentabilidade não é mais uma escolha, mas é imperativa para a sobrevivência das empresas.
A conversa foi além e a fala de Tomazoni deixou claro como o compromisso genuíno com a sustentabilidade exige não apenas práticas internas, mas também a capacidade de irradiar essa responsabilidade.
O executivo destacou a sustentabilidade como central na estratégia da JBS, indo além do monitoramento de fornecedores diretos. O desafio, ele compartilhou, é lidar com os indiretos, uma vez que as informações sobre essas cadeias são limitadas.
Em caso de irregularidades, a JBS não se limita a suspender as compras, mas oferece suporte aos fornecedores para corrigir as questões. São 20 escritórios com o objetivo de auxiliar os fornecedores a se adaptarem às normas legais, proporcionando financiamento e assistência técnica. “É uma questão de dinheiro e conhecimento fazer essa transição”, confirmou.
Tomazoni informou que a JBS já auxiliou 6.500 fazendas (totalizando 1,7 milhão de hectares) a saírem da ilegalidade e se regularizarem.
Por fim, o CEO da JBS enfatizou a importância da busca pela sustentabilidade: “Uma produção sustentável não só aumenta a produtividade em até 40% na mesma área, mas também possibilita a captura de carbono, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas”.
Imprescindível, a sustentabilidade é um desafio compartilhado. E o agronegócio tem total capacidade de liderar à sociedade rumo a esse futuro cada vez mais responsável.

João Paulo Monteiro
Editor

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