Publicidade
Bovinocultura

Conteúdo

Reunião debate financiamentos para práticas sustentáveis 

Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

Na última terça-feira (28), o ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, participou de uma reunião sobre Crédito Rural Sustentável e Conversão de Pastagem em Lavoura, no Observatório da Agropecuária Brasileira, em Brasília (DF). 

Na oportunidade, estiveram reunidos representantes do setor produtivo, agentes financeiros, indústrias de insumos, agentes do governo da área de pesquisa e do desenvolvimento sustentável e a assessoria especial do ministro.

O financiamento de práticas sustentáveis com extrato para a conversão de pastagens degradadas, o estímulo ao uso de bioinsumos e taxas de juros diferenciadas para comprometimentos sociais e ambientais foram alguns dos assuntos em pauta.

A partir da reunião, espera-se que o diálogo continue com o setor financeiro, bancos de fomento e órgãos parceiros para que as práticas sejam aperfeiçoadas e se tornem efetivas.

“Precisamos reconstruir a imagem dos produtores brasileiros e essas são as ferramentas. Todos se adequarem às pautas de sustentabilidade, regularização ambiental e inovação é fundamental”, destacou o ministro.

Ele também solicitou inovação para o crédito com objetivo de levar mais eficiência ao campo, ressaltando que os produtores do Brasil são abertos à inovação e rapidamente vão fazer as coisas acontecerem, mas precisam de um direcionamento.

Conforme o diretor de Políticas de Financiamento ao Setor Agropecuário, Wilson Vaz, a reunião foi importante para colocar em pauta temas essenciais para a agricultura: “Temos a expectativa de que o governo federal consiga incorporar parte dos objetivos ainda no âmbito do Plano Safra”.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Feed&Food.

LEIA TAMBÉM:

Projeto piloto visa conservação de grandes felinos e proteção de rebanhos bovinos

Produção sem antibióticos: o que extrair do exemplo europeu?

Caso de ‘vaca louca’ não afeta mercado de consumo