Publicidade
Bovinocultura

Conteúdo

Qualidade do leite está atrelada ao processo de nutrição animal

Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

Você tem preferência pelo leite produzido por um determinado produtor ou empresa? Percebe que o queijo ou algum produto lácteo tem qualidade superior quando comparado com outros produtos? O leite e seus derivados de qualidade não é fruto da sorte e sim resultado do trabalho que passa pela nutrição adequada dos bovinos de leite. “A qualidade do leite e, consequentemente, dos derivados lácteos estão ligados à boa nutrição da vaca, desde a questão sanitária até a composição nutricional dos produtos. As vacas bem nutridas têm um sistema imune mais ativo e competente, o que reflete na qualidade do leite. Uma dieta balanceada fornece nutrientes na quantidade e no equilíbrio correto”, explica o Gerente de Nutrição Ruminantes da Vaccinar, Fabiano Lopes Bueno.

A composição do leite é um bom parâmetro de que a nutrição está equilibrada. Afinal, animais que tenham dietas não equilibradas podem ter, por exemplo, queda na produção de gordura no leite, o que impacta na qualidade dos derivados produzidos.

Entre os erros mais comuns na nutrição das vacas, conforme o especialista da Vaccinar, está a falta de equilíbrio entre volumosos (silagem, pasto, feno e pré-secado) e concentrados (rações) nas dietas. O excesso de concentrado e baixa participação de fontes de volumosos pode ocasionar eventos de acidose ruminal nas vacas. E esse tipo de distúrbio ruminal causa quedas na produtividade e na composição do leite dos animais.

Lopes Bueno acrescenta que a atuação do nutricionista é preponderante para que as dietas sejam formuladas, preparadas e oferecidas para as vacas de forma correta. Para o especialista, os produtores devem sempre buscar orientações de empresas e profissionais referenciais no mercado para poder montar o plano nutricional que atenda às necessidades do plantel e garanta a produção de leite de alta qualidade. “Juntamente com a nutrição, o manejo geral dos animais, que inclui o conforto ambiental, a qualidade no manejo de ordenha e armazenamento do leite também tem grande impacto na qualidade do leite e, consequentemente, dos derivados lácteos produzidos”, conclui.

Fonte: A.I.

LEIA TAMBÉM:

ACCS tem sua primeira mulher presidente

Embrapa lança plataforma on-line com foco na aquicultura