COLUNISTAS

Conteúdo

Política Nacional do Agronegócio, importante para a cadeia de proteína animal

José Luiz Tejon é sócio diretor na Biomarketing e especialista em marketing do agronegócio
feedfood

Temos visto e revisto ao longo dos últimos 40 anos a reincidência de velhos temas serem trazidos à mesa dos debates e discussões, muitos até inflamados e com cores ideológicas e políticas, outros com ciência e ótimas intenções, mas que teimam em não serem resolvidos.

Neste mês tivemos uma excelente apresentação no Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), da FIESP, sobre o déficit de armazenagem no Brasil. Praticamente meia safra brasileira fica ao relento, ou passeia nas carrocerias dos caminhões.

E o quanto isso impacta a cadeia de todas as proteínas animais? Imensamente. É comum e cíclico termos problemas com o suprimento das rações em função das alternâncias dos grãos, e dos nossos dramas de estocagem e de logística, outro eterno drama.

Quando enfrentamos a crise climática surge como uma tempestade o seguro rural. Junto com esses acima, sempre vem a burocracia, irrigação, comercialização, nossos portos não modernizados, etc, etc.

Os temas vão sendo jogados numa mesa cada qual como se fosse uma peça de um lego, porém desordenados, cada qual importante, mas não encaixa, não vai formando um jogo, não fecha o quebra-cabeça, não joga junto. Na  verdade o conceito do  “agribusiness”, obra dos professores de Harvard John Davis e Ray Goldberg, foi escrito em 1957 na última página do seu livro e de forma literal é  a seguinte conclusão: “…a abordagem do agronegócio é um meio para a solução dos problemas dos alimentos e fibras, e a combinação de muitas respostas parciais no seu contexto combinado dentro e fora da exploração agrícola numa Política Nacional do Agronegócio, uma política que, por sua vez, se harmonize e reforce os nossos objetivos econômicos nacionais… caso contrário, as medidas provisórias de emergência podem tornar-se políticas permanentes devido à falta de melhores respostas”.

Assim o livro Conceito do Agronegócio, palavra que está na boca de todos hoje, encerra suas 218 páginas em 1957 e pede uma Política Nacional do Agronegócio.

Leia, na íntegra, a coluna “Política Nacional do Agronegócio, importante para a cadeia de proteína animal”, na página 67 da edição de março (nº 204) da Revista FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Integração de setores e sustentabilidade ganham destaque no Siavs 2024

Governo brasileiro apresenta oportunidades de conversão de pastagens para investidores

OVUM 2024 está recebendo inscrições com preço promocional