Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Pecuaristas recebem diretrizes essenciais da Acrimat para prevenir incêndios

O Governo de Mato Grosso já está combatendo incêndios em Cáceres e Poconé
feedfood

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), com o início do período proibitivo do fogo, está intensificando as suas orientações sobre a importância da prevenção de incêndios para os pecuaristas e à sociedade em geral.

O período proibitivo de fogo, antecipado pelo governo do estado que considerou as mudanças climáticas previstas para este ano, começou na última segunda-feira (17) na região do pantanal. Com isso, todas as atividades de limpeza de pastagem com o uso do fogo nas áreas rurais não serão permitidas.

“É preciso a conscientização do cidadão sobre prevenção e combate para evitar estragos e tragédias”, pontuou Oswaldo Ribeiro Jr. (Foto: reprodução)

Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o uso do fogo fica proibido de 1º de julho a 30 de novembro. No Pantanal, a restrição começa em 17 de junho, e vai até o dia 31 de dezembro. Nas áreas urbanas, a prática é proibida durante todo o ano, conforme os decretos nº 827 e 927 de 2024, do Governo de Mato Grosso.

“No período de seca, as chuvas reduzem e aumentam a probabilidade da ocorrência de incêndios florestais que podem se tornar incontroláveis. É preciso a conscientização do cidadão sobre prevenção e combate para evitar estragos e tragédias”, avaliou o presidente da Acrimat, Oswaldo Ribeiro Jr.

Nos últimos anos, diversas áreas do Pantanal e do cerrado mato-grossense foram afetadas por incêndios de grandes proporções, causando danos ambientais e destruindo partes de propriedades rurais, resultando em prejuízos financeiros enormes para os produtores locais.

O Governo Estadual já está combatendo incêndios em Cáceres e Poconé. Neste cenário, a Acrimat oferece em seu site uma cartilha que orienta os produtores sobre prevenção de incêndios, como agir em casos acidentais, as regras de queima controlada e a legislação aplicável.

Fonte: Acrimat, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Exportações de sêmen bovino disparam no primeiro trimestre

Confinamento de gado ganha força com queda nos preços dos insumos

Rio Grande do Sul recebe suporte para limpeza de propriedades rurais

Patrocinado
Patrocinado