Publicidade
MERCADO

Conteúdo

Parceria: Brasil e Alemanha avançam em cooperação técnica 

Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

Após uma reunião bilateral entre o ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, e o ministro Federal da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Cem Ozdemir, durante a Semana Verde, realizada em Berlim, eles voltaram a se reunir na sede do MAPA, na tarde da última segunda-feira (13), para avançar no acordo de cooperação técnica a ser firmado entre os países.

Em fase final, o memorando de intenções que prevê a parceria entre o Brasil e a Alemanha para o desenvolvimento de pesquisas para o desenvolvimento da agricultura sustentável, segurança alimentar e proteção das florestas, incluirá a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e deve ser assinado nos próximos dias.

De acordo com Fávaro, o Brasil tem a tecnologia do plantio direto, da inoculação biológica da soja, capacidade de dobrar a nossa produção sem derrubar uma árvore sequer e, com nossos biocombustíveis, gerar energia sustentável para isso. “Desta forma, com a ciência e a parceria na área de pesquisa, podemos continuar avançando com eficiência”, ressaltou.

O ministro alemão acredita que existem algumas semelhanças entre os países que levam ao sucesso da parceria: “Se houvesse um projeto conjunto no futebol, que aliasse as potencialidades das nossas seleções, seríamos imbatíveis. Como isso não é possível, podemos unir forças na agricultura”.

Além do desenvolvimento científico, a assinatura do memorando de intenções deve fortalecer os acordos entre os blocos do Mercosul e da União Europeia diante da atuação conjunta de Brasil e Alemanha.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Feed&Food.

LEIA TAMBÉM:

Projeto piloto visa conservação de grandes felinos e proteção de rebanhos bovinos

Produção sem antibióticos: o que extrair do exemplo europeu?

Caso de ‘vaca louca’ não afeta mercado de consumo