Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Operação apreende 37 bovinos em situação irregular

Ação do MAPA junto às agências estaduais e federais ocorreu no sul do País
feedfood

A 35ª Operação Ronda Agro do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira), realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em conjunto com agências estaduais e federais, foi reallizada nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

O objetivo foi combater o trânsito irregular de alho, cebola, defensivos agrícolas, bovinos, produtos de origem animal e demais produtos e insumos agropecuários. Ao todo, foram apreendidos 122 unidades de produtos veterinários e 37 bovinos em situação irregular. 

A ação também recolheu 90 toneladas de produtos de origem vegetal, incluindo alhos e cebolas, 2,8 toneladas de produtos de origem animal, 29.530 litros de bebidas contrabandeadas e clandestinas, 900 litros de agrotóxicos.

O total do prejuízo aos infratores ficou em aproximadamente R$ 6 milhões em multas e apreensões. Foram emitidos nove autos de infração, 10 termos de apreensão e 14 termos de inspeção e fiscalização.

Também foram realizadas quatro prisões em flagrante e três conduções para a delegacia de polícia para investigação de atividades ilícitas relacionadas ao crime de contrabando. Também foram fiscalizados 90 veículos e uma aeronave.

A ação de fiscalização ocorreu nos municípios de Foz do Iguaçu, Santo Antônio do Sudoeste, Barracão, Capanema, Flor da Serra do Sul, São Borja, Porto Xavier, Horizontina, Bossoroca, Porto Vera Cruz, Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste e Cacoal. 

A importação irregular de produtos de origem animal e vegetal, além de ser uma concorrência extremamente desleal para os pequenos e médios produtores brasileiros, também constitui uma das principais formas de introdução e disseminação de pragas e doenças animais em áreas livres, o que pode prejudicar todo o agronegócio brasileiro. 

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Feed&Food.

LEIA TAMBÉM:

Ponta apresenta tecnologia que automatiza leitura de cocho

Brasil e Colômbia trabalham para fortalecer parceria

Doença do edema em suínos deve estar no radar do produtor

Patrocinado
Patrocinado