Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
SUINOCULTURA

Conteúdo

Novas normas para fábricas de ração são explicadas em série de seminários

ABCS e MAPA responderam dúvidas dos produtores e demais profissionais
feedfood

A Portaria SDA N° 798, de 10 de maio de 2023, estabelece os critérios mínimos e os procedimentos para fabricação e emprego de produtos destinados à alimentação animal com medicamentos de uso veterinário. 

A normativa passou por algumas alterações, e para responder às dúvidas dos produtores e demais profissionais inseridos neste meio, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), realizou uma série de seminários durante os meses de julho, agosto e setembro, nas associações de produtores em várias regiões do País. 

Nesta ação exclusiva para os contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Suínos (FNDS), foram capacitados mais de 773 profissionais, em oito seminários técnicos presenciais em Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo, São Paulo e Distrito Federal. 

“Capacitar todos os colaboradores envolvidos no processo é fundamental”, diz Charli Ludtke (Foto: reprodução)

Para a diretora Técnica da ABCS, Charli Ludtke, é essencial atendermos o mercado nacional e internacional, oferecendo alimento seguro. “Temos a responsabilidade compartilhada, promovendo a saúde única, com o uso responsável de medicamentos e produtos medicamentosos para mitigar a resistência aos antimicrobianos no processo produtivo”, ela explica. 

Para isso, continua Charli, é importante que todos os produtores rurais, médicos veterinários, nutricionistas, zootecnistas e demais profissionais ligados a formulação de ração deem maior atenção às fábricas próprias, padronizando procedimentos e processos de forma que todas atendam às boas práticas de fabricação com o uso de medicamentos veterinários, e estejam autorizadas junto ao DIPOA/MAPA: “E, nesse sentido, capacitar todos os colaboradores envolvidos no processo é fundamental”.

O consultor da associação, Stefan Rohr, enfatiza que foi uma experiência muito interessante, pois deu a oportunidade do setor se aproximar da fiscalização do MAPA, e tirar as suas dúvidas: “Assim como o DIPOA/MAPA enriqueceu a discussão com a troca de experiências enfrentadas no campo, todas as palestras e discussões tornaram os seminários técnicos muito enriquecedores e aplicáveis para o aprimoramento do estabelecimento fabricante produtor rural”.  

Cada seminário contou com três palestras e espaço para debate com o público, visando abordar diferentes pontos e dúvidas quanto a norma: Pela ABCS, Stefan Rohr falou sobre o tema “Implementação da nova Portaria 798/2023 no campo”, já Charli Ludtke ficou com o painel “Antibioticoterapia na suinocultura – cuidados para um uso eficaz e racional”; e pelo MAPA, auditores Fiscais trouxeram o tema “Desmistificando a nova Portaria 798/2023 na Visão do MAPA”. 

“Cumprimos a missão de repassar conhecimento e engajar a cadeia produtiva”, conta Marcelo Lopes (Foto: reprodução)

A série possibilitou que todos os suinocultores, gerentes de granjas, nutricionistas, veterinários, zootecnistas e demais profissionais que atuam na alimentação animal pudessem debater o assunto e tirar as dúvidas quanto a solicitação de autorização de uso de medicamentos na ração animal, conforme requisito da referida norma.

Uma das auditoras que palestrou ao setor foi Vívian Palmeira. “Esse contato mais próximo permite que haja um melhor entendimento da norma e o fabricante produtor rural possa tirar as suas dúvidas com quem de fato escreveu a norma. Acredito que o conhecimento que foi facilitado nessa divulgação, vai permitir uma maior adesão à norma”, afirma.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, enfatiza a importância de ações como essa para a cadeia produtiva: “Lutamos muito para que a nova norma saísse de uma forma exequível para os produtores, e agora cumprimos a missão quanto a repassar conhecimento e engajar a toda cadeia para cumprir os requisitos da normativa. Os seminários não só explicaram as atualizações, como enfatizaram pontos e datas importantes que os produtores precisam dar maior atenção”, ressaltou. 

A ABCS disponibilizou no site uma série de informativos sobre o tema

Fonte: ABCS, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Fish Expo 2023 reúne marcas em Foz do Iguaçu (PR)

Feira do Nordeste realça pujança da avicultura em Pernambuco

Integração mostra bons resultados em grãos e corte

Patrocinado
Patrocinado