MERCADO

Conteúdo

Carbono Neutro: Minerva Foods exporta lote de carne certificada

feedfood
Foto: reprodução

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in-natura e seus derivados no Brasil, anuncia novo embarque de produto certificado Carbono Neutro a partir de suas operações no Uruguai, com destino aos Emirados Árabes Unidos. Os cortes exportados são da marca Ana Paula Black Angus, uma linha premium certificada Angus. 

Para receber o selo CO2 Neutral, a produção passou pela mensuração de emissões com a compensação do excedente por meio de créditos de carbono, intermediada pela MyCarbon, subsidiária da Minerva Foods que atua no mercado de carbono. A contabilização incluiu as etapas da criação do produto, desde a produção na fazenda, até o transporte ao destino — etapas correspondentes aos escopos 1 e 3 da Minerva Foods, já que a empresa é carbono neutro no escopo 2 desde 2020. A chancela foi concedida por organização independente com sistemas de certificação em mais de 100 países. 

Este é o segundo embarque de produto certificado Carbono Neutro realizado pela Companhia neste ano, reflexo de um plano de redução de emissões em suas unidades produtivas e fazendas parceiras. Os esforços são contínuos para que a empresa diminua cada vez mais o volume de gases de efeito estufa gerado durante o processo produtivo e que precisam ser compensados. Para isso, a Minerva Foods desenvolveu, em 2021, o Programa Renove, que além de engajar a cadeia na adoção de melhores práticas produtivas, apoia os produtores com orientações, visitas em campo e consultoria técnica para uma pecuária de baixas emissões. 

Por meio dele, a Minerva Foods coletou informações de fazendas fornecedoras no Uruguai, contabilizando dados sobre ocupação da área, atividades e sistemas de produção, raça de rebanho, taxa de estocagem, sistema de manejo, manutenção de pastagens, número médio de animais por idade, sexo e sistema de produção, consumo de combustível e eletricidade, uso de fertilizantes, entre outras informações relevantes para emissões e remoções de gases de efeito estufa na cadeia produtiva. 

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food. 

LEIA TAMBÉM:

Revista Feed&Food promoveu encontro de grandes nomes da agroindústria

Embarques de carne de frango apresentam alta de 6%

Preços dos ovos apresentam patamar recorde