Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Milho e soja fazem agro impulsionar PIB brasileiro

Alta recorde no setor em 2023, de 15,1%, elevou índice nacional em 2,9%
feedfood
Corn cobs in burlap sack left at the field corn farm. Dry Corn field Plant Agriculture

O agronegócio desempenha um papel fundamental no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, sendo um dos principais motores da economia do país. Responsável por uma parcela significativa da produção e das exportações nacionais, o setor agropecuário exerce uma influência decisiva no desempenho geral da economia. 

Em 2023, o destaque para o crescimento do agronegócio foi crucial para impulsionar o PIB brasileiro, contribuindo de forma substancial para que o país registrasse um crescimento em relação ao ano anterior. O aumento da produção e a resiliência do agronegócio frente aos desafios econômicos e climáticos foram determinantes para essa conquista, evidenciando a importância estratégica do setor para o crescimento e a estabilidade econômica do Brasil.

No quarto trimestre do ano passado, o PIB verde e amarelo apresentou estabilidade, encerrando o ano com crescimento de 2,9%, totalizando R$ 10,9 trilhões. A atividade agropecuária cresceu 15,1% de 2022 para 2023, influenciando esse desempenho. 

milho e soja
Produções de milho e soja registraram recorde em levantamento de 2023 (Foto: reprodução)

E esse resultado recorde no setor pode ser explicado pela coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis. De acordo com ela, houve influência do crescimento da produção e do ganho de produtividade da Agricultura. “Esse comportamento foi puxado muito pelo crescimento de soja e milho, duas das mais importantes lavouras do Brasil, que tiveram produções recorde registradas pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA)”, define.

Fonte: IBGE, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Como as imagens por satélite podem ajudar a desenvolver uma pecuária mais sustentável

CBNA dará destaque a trabalho científicos em eventos de 2024

Brasil expande exportações de pescados para África do Sul