Após um foco isolado de doença de Newcastle (DNC), uma enfermidade viral que afeta as aves, no Rio Grande do Sul, autoridades e especialistas seguem investigando o caso para identificar a origem, adotando medidas de controle rigorosas para evitar a disseminação.
Com isso, no dia 31 de julho foi realizada uma reunião a fim de avaliar os desdobramentos e resolução do foco, registrado em um estabelecimento de frango de corte localizado no município de Anta Gorda/RS.
Na ocasião, o presidente Executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul – O.A.RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos, apresentou um relatório detalhado sobre o caso isolado de DNC, com todas as ações e procedimentos realizados em conjunto com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ao longo de oito dias de investigação e gestão.
De acordo com o presidente, é preciso continuar a mobilização para fortalecer a avicultura gaúcha, pois ainda se enfrentam desafios e consequências do caso isolado de Doença de Newcastle, incluindo embargos de importantes países importadores.
“Apesar do encerramento do caso, continuaremos proativos na busca por ações governamentais e institucionais visando retomar as exportações, especialmente considerando o sólido histórico comercial e produtivo da avicultura do Rio Grande do Sul”, avaliou José.
O encontro ainda contou com a presença de membros do conselho diretivo da entidade, associados, representantes das comissões temáticas da Asgav, e, por parte da ABPA, do presidente do Conselho Consultivo, Francisco Turra.
No final do relatório, o presidente da O.A.RS também apresentou algumas ações que serão realizadas no estado para intensificar os cuidados na biosseguridade, outras ferramentas de monitoramento e de respostas rápidas na gestão de informações.
Fonte: Asgav, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
FeedFood promoverá debate sobre ESG e premiação de cases sustentáveis no Siavs 2024
Desafios e oportunidades do ESG ganham destaque em palestra no Siavs 2024
Siavs 2024: rumo a um novo horizonte para o setor de proteína animal