Em 2023, a Marfrig compensou 2.032 toneladas de embalagens de plástico e papel no Brasil, alcançando um crescimento de 49% em comparação com 2022, quando compensou 1.363 toneladas. A ação integra os compromissos de sustentabilidade da empresa e ocorre em parceria com o Instituto Rever, responsável por homologar cooperativas para a triagem, acondicionamento e retorno dos resíduos à cadeia produtiva, além de emitir certificados de reciclagem.
Para Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade da Marfrig, essa compensação reforça a responsabilidade ambiental da empresa. “Por meio da logística reversa, avançamos em nossa estratégia de garantir a sustentabilidade ao longo da cadeia produtiva de alimentos, contribuindo também para a profissionalização e geração de empregos no setor de reciclagem”, afirmou Pianez, destacando a importância de apoiar cooperativas locais.
Ricardo Pazzianotto, diretor executivo do Instituto Rever, enfatiza que a parceria com a Marfrig fortalece a responsabilidade socioambiental da empresa ao promover a logística reversa de embalagens pós-consumo, garantindo a conformidade com as exigências regulatórias nacionais e estaduais. A iniciativa também contribui para o fortalecimento das cadeias de reciclagem no Brasil.
Erika Gonçalves, da Cooperativa Eco Guarulhos, uma das cooperativas parceiras, destacou que o apoio da Marfrig traz estabilidade e segurança para programar investimentos. “Essa liberdade de investimento possibilita melhorias em treinamentos e na capacidade de triagem da cooperativa, contribuindo para um processo mais eficiente e sustentável”, afirmou Gonçalves.
Fonte: Marfrig, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Sustentabilidade e biotecnologia na pecuária