A reunião entre o assessor especial da Presidência dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, e o ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, incluiu também a cooperação entre os países acerca das mudanças climáticas.
O ministério divulgou nesta quarta-feira (01) que no encontro, realizado na última segunda-feira (27), Fávaro propôs que, mais que investimento de recursos, que dependem do Legislativo norte-americano, o país possa contribuir na cooperação técnica na área de pesquisa para que ambos possam aplicar as melhores práticas de produção.
O ministro explicou que os Estados Unidos têm a maior empresa de pesquisa de clima temperado e o Brasil conta com a maior empresa de pesquisa de clima tropical. “Se nos unirmos, podemos, juntos, encontrar soluções cada vez mais inovadoras para aumentar a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente”, detalhou.
Kerry afirmou que concorda “brutalmente” com as propostas apresentadas pelo Brasil para o desenvolvimento sustentável da agropecuária, à medida que inclui os produtores no sistema por meio do incentivo às boas práticas com linhas de crédito especiais.
Na ocasião, ele também destacou a importância da participação do setor no avanço da sustentabilidade: “Quanto mais fizerem em relação às boas práticas, mais trarão credibilidade para os agricultores e para o país”.
O debate acerca da cooperação científica para o desenvolvimento agrosustentável terá continuidade em uma nova rodada de conversas a ser realizada nos Estados Unidos, em maio deste ano.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Feed&Food.
LEIA TAMBÉM:
Projeto piloto visa conservação de grandes felinos e proteção de rebanhos bovinos
Produção sem antibióticos: o que extrair do exemplo europeu?