Patrocinado
AQUICULTURA

Conteúdo

MAPA faz levantamento sobre setor pesqueiro

MAPA faz levantamento sobre setor pesqueiro Objetivo da ação é buscar interessados na modalidade pesca de sombra e cardume associado
feedfood
Objetivo da ação é buscar interessados na modalidade pesca de sombra e cardume associado

O levantamento que está realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca, busca interessados em atuar na modalidade pesca de sombra ou cardume associado para a captura de atum no Brasil. Os interessados em participar do programa devem  até o dia 06 de maio.

A partir das informações obtidas, a secretaria irá definir medidas sustentáveis de ordenamento, a fim de garantir o cumprimento da legislação nacional e internacional, além de assegurar o desenvolvimento da atividade pesqueira de atuns e afins brasileira.

“O Brasil é uma grande potência, mas se não souber o que é capturado, onde se captura, quem e como captura, não é possível fazer políticas públicas adequadas”, aponta secretário da Pesca, Jorge Seif.

auditoria_reproducao_4

Desde 2011 não existe estatística pesqueira no País (Foto: reprodução)

As regras, os critérios e os padrões para a pesca de cardume associado e para outros aspectos da pesca de atuns e afins no mar territorial, na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e nas águas internacionais por embarcações de pesca brasileiras, foram estabelecidas na portaria interministerial (Portaria 59/A) publicada em 16 de novembro de 2018.

Entretanto, os critérios e procedimentos para emissão de autorização e definição dos portos de desembarque obrigatório de atuns e afins no litoral brasileiro ainda precisam ser definidos.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Feed&Food.

Patrocinado
Patrocinado